Confira as dicas da Nivea Brasil para vender mais itens de HPC na estação mais quente do ano
Alguns hábitos são necessários independente da estação do ano, como: ingerir água, sendo indicado, 2 a 2,5 litros por dia e passar protetor solar diariamente, mesmo quando não estiver diretamente exposto ao sol. Além da proteção solar, seguir uma rotina de skincare que contemple limpeza, tonificação, esfoliação e hidratação é essencial para uma pele saudável e bonita.
Mas como impulsionar a venda dos itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), para o verão? Confira as dicas da diretora de marketing NIVEA Brasil, Andréa Bó.
Guia da Farmácia • Como mudam as necessidades da pele do inverno para o verão?
Andréa Bó • Com a chegada do verão, torna-se maior a incidência dos raios solares e precisamos redobrar os cuidados relacionados à exposição excessiva ao sol. É importante escolher um protetor solar, facial e corporal, que se adeque ao tipo de pele e sua rotina de cuidados, lembrando de aplicar a quantidade correta de produto e reaplicá-lo ao longo do dia.
O uso do hidratante também deve ser regrado, mudando apenas a textura e o poder de hidratação do produto. No inverno damos preferência aos itens mais espessos e com hidratação profunda, para o verão podemos optar por texturas mais leves e fluídas, que não pesarão na pele.
Guia • Quais os cuidados mais necessários para o verão?
Andréa • Quando falamos de cuidados com a pele no verão, precisamos estar com três pilares bem definidos em nossa mente: proteção da pele, cuidado com a exposição ao sol e hidratação – de dentro para fora e de fora para dentro.
Dessa forma, algumas recomendações que podemos compartilhar são: opte por um protetor solar que seja prático de incluir em sua rotina, evite a exposição solar nos horários de pico (entre 10 e 15h), lembra-se de ingerir líquidos com frequência, produtos hidratantes com textura em gel são ótimos aliados para a temporada, use e abuse de itens da moda para manter-se protegida, podem ser bonés, chapéus e óculos escuros.
Guia da Farmácia • Por que usar hidratantes no verão?
Andréa • Como comentado acima, no verão a incidência dos raios solares aumenta, bem como as ondas de calor, que podem vir acompanhadas de uma baixa umidade do ar. Todos esses fatores juntos a um conjunto de hábitos comuns durante essa época do ano, como: maior exposição ao sol, mar, areia e piscina, afetam diretamente a hidratação da nossa pele. Por isso, é importante manter um ritual de hidratação diário, até mesmo quem tem pele oleosa – sabemos que muitos confundem hidratação com oleosidade, para que efeitos como descamação e envelhecimento precoce possam ser evitados. A NIVEA conta com o hidratante de textura em GEL, perfeito para esse tipo de pele, e que é uma ótima aliada para manter a hidratação em dia durante o verão. Temos outros hidratantes de diferentes texturas que também suprem a necessidade de peles mais secas, ou até mesmo quem queira algo específico para uso noturno ou antiidade.
Guia da Farmácia • Por que usar protetor labial no verão?
Andréa • Uma das regiões mais finas da nossa pele, os lábios sofrem muito com os danos causados pela exposição ao sol. Por isso, é imprescindível a utilização de um protetor labial que contenha FPS e proteja contra os raios UVA e UVB. A linha de hidratantes labiais NIVEA conta com oito opções, todas com óleos naturais, dermatologicamente testados, livres de óleo mineral, textura cremosa e 24h de hidratação profunda. Em especial, NIVEA SUN FPS 30 e NIVEA Med Repair (FPS 15) são perfeitos para acompanhar você em qualquer lugar, pois oferecem proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares. Além da proteção e hidratação, a versão SUN também é resistente à água, sendo ótima para os momentos de praia e piscina.
Guia da Farmácia • Por que usar protetor solar no verão?
Andréa • Um estudo divulgado em 2013 comprova que 80% das rugas na nossa pele são causados por raios solares*. Por isso, usar protetor solar faz toda a diferença para saúde e beleza da nossa pele, não apenas no verão, mas durante o ano todo. Além do combate ao envelhecimento, o uso contínuo de protetor solar também previne o aparecimento de manchas e até do câncer de pele. Hoje em dia, temos fórmulas avançadas na nossa linha que vão além da proteção solar e também entregam benefícios de cuidado com a pele, como hidratação e controle de oleosidade, por exemplo.
*Fonte: Effect of the sun on visible clinical signs of aging in Caucasian skin – Clin Cosmet Investig Dermatol. 2013 Sep 27;6:221-32. doi: 10.2147/CCID.S44686. eCollection 2013.
Guia da Farmácia • Como escolher corretamente o protetor solar?
Andréa • No Brasil encontramos com maior frequência as peles: normal, seca, mista, oleosa e sensível. Cada uma delas deve ser cuidada de acordo com suas necessidades. A pele seca, por exemplo, perde água com facilidade e precisa de produtos com uma dose extra de hidratação para não ficarem à mercê das mudanças climáticas. As sensíveis também precisam de um cuidado a mais, pois além da hidratação, é importante protegê-la de irritações, sendo necessária a utilização de itens específicos para quem tem hipersensibilidade. Já para as peles oleosas e mistas, é indicado o uso de itens mais leves para não obstruir os poros. NIVEA SUN conta com a linha facial Beauty Expert, com quatro itens pensados para atender a necessidade de cada tipo de pele.
Para o corpo, uma ótima opção é NIVEA SUN Protect&Bronze, disponível nas versões FPS 15 e FPS 30. Sua fórmula contém ativo pro-melanina*, um ingrediente que estimula a produção de melanina da pele promovendo um bronzeado bonito e saudável, e ao mesmo tempo oferece alta proteção imediata contra os raios solares. Para completar a linha, o recém lançamento NIVEA SUN Protect&Bronze na versão em spray, com FPS 30, chega ao mercado com fórmula super fácil de aplicar, rápida absorção e deixa uma sensação refrescante na pele.
Guia • Como sabonete e desodorante podem ajudar quando está quente?
Andréa • Com as temperaturas elevadas, é comum que a transpiração corporal aumente, principalmente em regiões como axilas, virilha e interno de coxa, gerando uma sensação de desconforto em grande parte das pessoas. A escolha de um sabonete e antitranspirante que acompanhe as necessidades da sua rotina é essencial para restabelecer e prolongar a sensação de conforto e limpeza. Acreditamos que o primeiro passo de skincare é o banho e uma pele limpa e com sensação de hidratação é capaz de promover um sentimento de bem estar, por isso desenvolvemos a linha de sabonete Pure Milk, lançada em 2021 nas versões Sensitive e Fresh, e a de antitranspirante DEOMILK, lançada em 2020 nas versões Sensitive, Fresh e Toque Seco, que proporcionam proteção e cuidado com a derme durante e após o banho. Formulados com a preciosa essência do leite, os produtos deixam a sensação de pele macia e renovada, além de, no caso do antitranspirante, prevenir o mau odor. Outras opções para banho, para dar um boost na sensação de refrescância, são os sabonetes líquidos Waterlily & Oil e Frangipani & Oil, que contam com fragrâncias únicas e promovem uma limpeza suave, deixando a sensação de pele fresca, macia e bem cuidada.
Guia • Como a farmácia pode impulsionar a venda destes itens?
Andréa • O ideal é que o espaço das farmácias seja um ambiente convidativo para os consumidores conhecerem as novidades dos segmentos. É fundamental que haja um alinhamento correto com relação à exposição, mix de produtos e posicionamento de preço para cada região.
Abaixo segue alguns exemplos de como as farmácias podem impulsionar as vendas dessas categorias:
- Planograma bem definido de acordo com o Market Share da Região;
- Manutenção dos planogramas independente da presença de promotores da indústria;
- Comunicação efetiva das promoções alinhadas entre os comerciais;
- Visibilidades adicionais no chão de loja para as categorias em questão;
- Direcionamento de ações para um tipo de público alvo;
- Campanhas com Balconistas e Caixas das lojas;
- Distribuição de brindes.
Guia • Como deve ser a comunicação da loja para estes itens?
Andréa • Geralmente as gôndolas dessas categorias apresentam muita informação (diversos tipos de materiais de ponto de venda e/ou promoções). Desta forma, além de corners e exposição em lugares estratégicos, que facilitam a visualização do consumidor, a comunicação em mídias também auxilia no impacto de um público mais abrangente, atingindo inclusive aqueles que ainda não são consumidores da categoria.
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Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Nivea