PDV

Como acelerar as vendas de itens de verão na sua farmácia

Confira as dicas da Nivea Brasil para vender mais itens de HPC na estação mais quente do ano

Alguns hábitos são necessários independente da estação do ano, como: ingerir água, sendo indicado, 2 a 2,5 litros por dia e passar protetor solar diariamente, mesmo quando não estiver diretamente exposto ao sol. Além da proteção solar, seguir uma rotina de skincare que contemple limpeza, tonificação, esfoliação e hidratação é essencial para uma pele saudável e bonita.

Mas como impulsionar a venda dos itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), para o verão? Confira as dicas da diretora de marketing NIVEA Brasil, Andréa Bó.

Guia da Farmácia • Como mudam as necessidades da pele do inverno para o verão?

Andréa Bó  •  Com a chegada do verão, torna-se maior a incidência dos raios solares e precisamos redobrar os cuidados relacionados à exposição excessiva ao sol. É importante escolher um protetor solar, facial e corporal, que se adeque ao tipo de pele e sua rotina de cuidados, lembrando de aplicar a quantidade correta de produto e reaplicá-lo ao longo do dia.

O uso do hidratante também deve ser regrado, mudando apenas a textura e o poder de hidratação do produto. No inverno damos preferência aos itens mais espessos e com hidratação profunda, para o verão podemos optar por texturas mais leves e fluídas, que não pesarão na pele.

Guia • Quais os cuidados mais necessários para o verão?

Andréa  •  Quando falamos de cuidados com a pele no verão, precisamos estar com três pilares bem definidos em nossa mente: proteção da pele, cuidado com a exposição ao sol e hidratação – de dentro para fora e de fora para dentro.

Dessa forma, algumas recomendações que podemos compartilhar são: opte por um protetor solar que seja prático de incluir em sua rotina, evite a exposição solar nos horários de pico (entre 10 e 15h), lembra-se de ingerir líquidos com frequência, produtos hidratantes com textura em gel são ótimos aliados para a temporada, use e abuse de itens da moda para manter-se protegida, podem ser bonés, chapéus e óculos escuros.

Guia da Farmácia • Por que usar hidratantes no verão?

Andréa  •  Como comentado acima, no verão a incidência dos raios solares aumenta, bem como as ondas de calor, que podem vir acompanhadas de uma baixa umidade do ar. Todos esses fatores juntos a um conjunto de hábitos comuns durante essa época do ano, como: maior exposição ao sol, mar, areia e piscina, afetam diretamente a hidratação da nossa pele. Por isso, é importante manter um ritual de hidratação diário, até mesmo quem tem pele oleosa – sabemos que muitos confundem hidratação com oleosidade, para que efeitos como descamação e envelhecimento precoce possam ser evitados. A NIVEA conta com o hidratante de textura em GEL, perfeito para esse tipo de pele, e que é uma ótima aliada para manter a hidratação em dia durante o verão. Temos outros hidratantes de diferentes texturas que também suprem a necessidade de peles mais secas, ou até mesmo quem queira algo específico para uso noturno ou antiidade.

Guia da Farmácia • Por que usar protetor labial no verão?

Andréa  •  Uma das regiões mais finas da nossa pele, os lábios sofrem muito com os danos causados pela exposição ao sol. Por isso, é imprescindível a utilização de um protetor labial que contenha FPS e proteja contra os raios UVA e UVB. A linha de hidratantes labiais NIVEA conta com oito opções, todas com óleos naturais, dermatologicamente testados, livres de óleo mineral, textura cremosa e 24h de hidratação profunda. Em especial, NIVEA SUN FPS 30 e NIVEA Med Repair (FPS 15) são perfeitos para acompanhar você em qualquer lugar, pois oferecem proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares. Além da proteção e hidratação, a versão SUN também é resistente à água, sendo ótima para os momentos de praia e piscina.

Guia da Farmácia • Por que usar protetor solar no verão?

Andréa •  Um estudo divulgado em 2013 comprova que 80% das rugas na nossa pele são causados por raios solares*. Por isso, usar protetor solar faz toda a diferença para saúde e beleza da nossa pele, não apenas no verão, mas durante o ano todo. Além do combate ao envelhecimento, o uso contínuo de protetor solar também previne o aparecimento de manchas e até do câncer de pele. Hoje em dia, temos fórmulas avançadas na nossa linha que vão além da proteção solar e também entregam benefícios de cuidado com a pele, como hidratação e controle de oleosidade, por exemplo.

*Fonte: Effect of the sun on visible clinical signs of aging in Caucasian skin – Clin Cosmet Investig Dermatol. 2013 Sep 27;6:221-32. doi: 10.2147/CCID.S44686. eCollection 2013.

Guia da Farmácia • Como escolher corretamente o protetor solar?

Andréa  •  No Brasil encontramos com maior frequência as peles: normal, seca, mista, oleosa e sensível. Cada uma delas deve ser cuidada de acordo com suas necessidades. A pele seca, por exemplo, perde água com facilidade e precisa de produtos com uma dose extra de hidratação para não ficarem à mercê das mudanças climáticas. As sensíveis também precisam de um cuidado a mais, pois além da hidratação, é importante protegê-la de irritações, sendo necessária a utilização de itens específicos para quem tem hipersensibilidade. Já para as peles oleosas e mistas, é indicado o uso de itens mais leves para não obstruir os poros. NIVEA SUN conta com a linha facial Beauty Expert, com quatro itens pensados para atender a necessidade de cada tipo de pele.

Para o corpo, uma ótima opção é NIVEA SUN Protect&Bronze, disponível nas versões FPS 15 e FPS 30. Sua fórmula contém ativo pro-melanina*, um ingrediente que estimula a produção de melanina da pele promovendo um bronzeado bonito e saudável, e ao mesmo tempo oferece alta proteção imediata contra os raios solares. Para completar a linha, o recém lançamento NIVEA SUN Protect&Bronze na versão em spray, com FPS 30, chega ao mercado com fórmula super fácil de aplicar, rápida absorção e deixa uma sensação refrescante na pele.

Guia • Como sabonete e desodorante podem ajudar quando está quente?

Andréa  •  Com as temperaturas elevadas, é comum que a transpiração corporal aumente, principalmente em regiões como axilas, virilha e interno de coxa, gerando uma sensação de desconforto em grande parte das pessoas. A escolha de um sabonete e antitranspirante que acompanhe as necessidades da sua rotina é essencial para restabelecer e prolongar a sensação de conforto e limpeza. Acreditamos que o primeiro passo de skincare é o banho e uma pele limpa e com sensação de hidratação é capaz de promover um sentimento de bem estar, por isso desenvolvemos a linha de sabonete Pure Milk, lançada em 2021 nas versões Sensitive e Fresh, e a de antitranspirante DEOMILK, lançada em 2020 nas versões Sensitive, Fresh e Toque Seco, que proporcionam proteção e cuidado com a derme durante e após o banho. Formulados com a preciosa essência do leite, os produtos deixam a sensação de pele macia e renovada, além de, no caso do antitranspirante, prevenir o mau odor. Outras opções para banho, para dar um boost na sensação de refrescância, são os sabonetes líquidos Waterlily & Oil e Frangipani & Oil, que contam com fragrâncias únicas e promovem uma limpeza suave, deixando a sensação de pele fresca, macia e bem cuidada.

Guia • Como a farmácia pode impulsionar a venda destes itens?

Andréa  •  O ideal é que o espaço das farmácias seja um ambiente convidativo para os consumidores conhecerem as novidades dos segmentos. É fundamental que haja um alinhamento correto com relação à exposição, mix de produtos e posicionamento de preço para cada região.

Abaixo segue alguns exemplos de como as farmácias podem impulsionar as vendas dessas categorias:

  • Planograma bem definido de acordo com o Market Share da Região;
  • Manutenção dos planogramas independente da presença de promotores da indústria;
  • Comunicação efetiva das promoções alinhadas entre os comerciais;
  • Visibilidades adicionais no chão de loja para as categorias em questão;
  • Direcionamento de ações para um tipo de público alvo;
  • Campanhas com Balconistas e Caixas das lojas;
  • Distribuição de brindes.

Guia • Como deve ser a comunicação da loja para estes itens?

Andréa  •  Geralmente as gôndolas dessas categorias apresentam muita informação (diversos tipos de materiais de ponto de venda e/ou promoções). Desta forma, além de corners e exposição em lugares estratégicos, que facilitam a visualização do consumidor, a comunicação em mídias também auxilia no impacto de um público mais abrangente, atingindo inclusive aqueles que ainda não são consumidores da categoria.

Brasileiros estão cuidando mais da pele desde o início da pandemia 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Nivea

Deixe um comentário