Como amenizar a sensibilidade nos dentes

Medidas simples, como escolher o creme dental e a escova adequados para higiene bucal, podem ser a solução

Quem sofre com a hipersensibilidade dentinária (hiperestesia), ou sensibilidade nos dentes, sabe que a dor pode se tornar quase insuportável se nada for feito para amenizar o quadro.

Mais comum do que se imagina, a prevalência de sensibilidade dentária na população brasileira varia de 17% a 45%. Na opinião do coordenador do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva, Dr. Henrique França Diniz Oliveira, são inúmeros os motivos que podem gerar a sensibilidade dos dentes. “Entre eles, as técnicas incorretas de escovação; abrasivos inadequados no creme dental; atrito em excesso nos dentes, como em casos de bruxismo; refluxo de fluidos estomacais; consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas que causam a remoção química do esmalte do dente; doenças da gengiva; e presença de trincas e fraturas da estrutura do dente.”

Na explicação da cirurgiã-dentista e especialista em periodontia, Dra. Bruna Conde, por conta desses fatores, o dente perde a “camada protetora”, chamada de dentina, ocorrendo um desgaste considerável no esmalte (camada superficial do dente).

“A dentina é um tecido mais poroso encontrado abaixo do esmalte dentário e é conectado ao nervo central. Por conta de sua exposição, o contato com determinadas temperaturas e alimentos conduz a sensibilidade dolorosa ao nervo do dente (a polpa dentária).”

Além da simples ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes ou gelados causar a sensibilidade, o próprio ato de escovar os dentes se torna um desafio no dia a dia.

FORMAS DE PREVENÇÃO

É de extrema importância identificar a causa da sensibilidade e adotar medidas adequadas de higiene bucal. “Os cremes dentais para dentes sensíveis funcionam tampando os pequenos tubos das raízes expostas ou alterando a transmissão nervosa das células sensíveis presentes nestes tubos. Por isso, o uso contínuo do produto promove conforto ao paciente”, afirma o Dr. Oliveira.

Além disso, o especialista aconselha o uso de escovas de dente macias ou extramacias. “Não exagerar na quantidade de creme dental, evitar escovar os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos e fazer o uso do fio dental de forma correta são outras medidas bem-vindas.”

Deixe um comentário