PDV

Como as farmácias podem encantar as mulheres no ponto de venda?

O público feminino é um público exigente, que busca variedade, novidades, um bom atendimento e um ambiente agradável

Hoje (08/03) é celebrado o dia das mulheres, público que compõe cerca aproximadamente 75% dos consumidores no canal farma.

Como atrair o público feminino?

Oferecendo produtos e serviços que elas buscam, em um ambiente agradável de comprar. Quando falamos de produtos/sortimento, estamos falando daqueles produtos que elas gostam de interagir e comprar, além dos produtos de higiene e beleza tradicionais e os medicamentos que costumam ter em todas as farmácias.

É o caso de Dermocosméticos, produtos para os cabelos, uma seção de maquiagens com uma oferta de itens relevante e mesmo uma boa oferta de produtos mais simples como vitaminas específicas para este público, nutricosméticos e itens de higiene feminina no autosserviço como os itens de depilatórios, sabonetes íntimos, lenços, testes de gravidez e até mesmo produtos para tratamento de doenças como a candidíase.

Também é necessário que a exposição destes produtos seja clara, portanto o espaço deve ser adequado/ajustado e a comunicação deve fazer uma boa demarcação das categorias e seus segmentos, e as comunicações mais direcionadas aos produtos devem focar em deixar claro quais são as características e benefícios destes produtos.

Por fim, é preciso auxiliar na compra correta, como com dermo e nutriconsultoras e maquiadoras, ou apenas um atendimento rápido e ágil para que ela possa seguir com as outras tarefas de seu dia.

Quais são os segredos para fidelizar esse grupo?

A rotina deste público é muito corrida hoje em dia (trabalho, tarefas domésticas, maternidade). Portanto, o que pudermos fazer para facilitar o seu dia a dia é sempre bem-vindo. Ajudar a lembrá-la da compra de medicamentos de uso contínuo como as vitaminas e anticoncepcionais é um bom caminho. Quem sabe até oferecer algum tipo de assinatura para a compra dos itens que ela mais compra e compra com regularidade.

O que afasta as mulheres do ponto de venda?

O público feminino é um público exigente, que busca variedade, novidades, um bom atendimento e um ambiente agradável. É um público que costuma gostar de interagir com os produtos e passa um tempo consideravelmente mais alto do que o masculino em uma farmácia. Portanto se a loja não oferecer todos estes critérios provavelmente não irá atrair e fidelizar este público.

Mulheres unidas para transformar
 

Fonte: Guia da Farmácia e gerente de projetos da Mind Shopper, Cristiano Samara

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário