PDV

Como expor corretamente a categoria de Oral Care na farmácia?

O Brasil está entre os três países com maior consumo per capita da América Latina em todos os segmentos de oral care

O Brasil é o maior mercado de creme dental, escova de dentes e enxaguante bucal da América Latina e 99% dos lares compram cremes dentais no País, de acordo com a Nielsen Retail Index.

Por isso o Brasil está entre os três países com maior consumo per capita da América Latina em todos os segmentos de oral care, junto com o Chile e a Colômbia.

Está aqui, também, o maior número de dentistas do mundo.

Mas como expor corretamente a categoria oral care na farmácia?

Confira as dicas do gerente de projetos da Mind Shopper, Cristiano Samara, sobre o assunto.

  1. Ações básicas

É essencial que a categoria tenha boa visibilidade, com o sortimento certo e com o preço executado corretamente.

Ter promoções auxilia no ganho de penetração, assim como trabalhar com ações de comunicação que eduquem o shopper sobre os benefícios e os diferenciais dos SKUs (a sigla que representa o termo Stock Keeping Unit, em português, Unidade de Manutenção de Estoque, é definida como um identificador único de um produto e é utilizada para manutenção de estoque) dentro do portfólio.

2. Visibilidade

É importante proporcionar uma área de melhor visibilidade para o shopper e oferecer fácil acesso aos produtos mais inovadores e com maior valor agregado.

3. Destaques

Os itens premium devem ficar na altura dos olhos, passando a imagem de inovação para a categoria.

Abaixo da linha dos olhos, ficam os produtos de primeiro preço.

4. Oportunidades

Outra dica é expor o creme, o enxaguatório e a escova juntos, pois esta ação ajuda a impulsionar as vendas de categorias correlatas ao creme dental, aumentando o tíquete médio do estabelecimento.

5. Cremes dentais

A primeira quebra na exposição acontece entre as marcas, porém, em cada uma delas, há uma série de diferentes produtos.

O destaque deve ser dado entre os itens de uso específico, como os cremes para dentes sensíveis ou de tratamento.

Em seguida, a exposição é feita com os itens de maior valor agregado, com os branqueadores e tripla ação, e, por fim, os itens básicos. Em cada um desses blocos, os sabores são destacados.

6. Escova de dente

Aquelas voltadas para dentes sensíveis devem estar, preferencialmente, junto ao creme para sensibilidade dentária, ajudando a criar conhecimento da categoria e a alavancar o valor do tíquete médio.

Já as escovas em geral são separadas, primeiramente, entre os produtos infantis e adultos.

Nos adultos, ainda existe um destaque para aqueles itens de uso específico, como escovas para tratamentos, interdentais, para limpeza da língua, entre outros.

Enfim, as marcas são blocadas, dando destaque para os últimos lançamentos e produtos de maior valor.

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário