Pensar em fugir do estresse e ter uma alimentação saudável aliada a coração prática regular de atividade física é um receita recomentada para cuidar e proteger o coração.
Mas além dessa dupla de sucesso, o cardiologista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, Dr. Diego Gaia, orienta que outros fatores que podem fazer parte são:
Dormir bem: quando se dorme bem, o ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem, fazendo o corpo compensar a energia para focar em uma reparação total no organismo. Para quem dorme pouco ou tem problemas para dormir, é comum que o estresse, o mau humor e a irritabilidade possam aparecer e elevar ainda mais a pressão arterial.
Manter-se positivo: assim como as emoções negativas podem aumentar a pressão sanguínea, sobrecarregando o coração, as emoções positivas têm bons efeitos na saúde do coração, pois causam a vasodilatação e o relaxamento muscular, favorecendo o bom funcionamento do órgão.
Deixar o sedentarismo de lado: as atividades físicas são fundamentais para aliviar o estresse e também para o bom funcionamento do coração e é uma das primeiras recomendações em casos de hipertensão e outras complicações cardiovasculares.
Mudar a alimentação: uma boa alimentação também faz parte das principais recomendações quando o assunto é saúde do coração. Ingerir boas gorduras, evitando alimentos industrializados, diminuindo o consumo de açúcar e preferindo alimentos naturais, é o caminho para se manter saudável.
9 alimentos favoráveis à saúde do coração
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.