Como fugir do estresse e preservar o coração

Mudar a alimentação e fugir do sedentarismo são algumas das dicas

Pensar em fugir do estresse e ter uma alimentação saudável aliada a coração prática regular de atividade física é um receita recomentada para cuidar e proteger o coração.

Mas além dessa dupla de sucesso, o cardiologista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, Dr. Diego Gaia, orienta que outros fatores que podem fazer parte são:

Dormir bem: quando se dorme bem, o ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem, fazendo o corpo compensar a energia para focar em uma reparação total no organismo. Para quem dorme pouco ou tem problemas para dormir, é comum que o estresse, o mau humor e a irritabilidade possam aparecer e elevar ainda mais a pressão arterial.

Manter-se positivo: assim como as emoções negativas podem aumentar a pressão sanguínea, sobrecarregando o coração, as emoções positivas têm bons efeitos na saúde do coração, pois causam a vasodilatação e o relaxamento muscular, favorecendo o bom funcionamento do órgão.

Deixar o sedentarismo de lado: as atividades físicas são fundamentais para aliviar o estresse e também para o bom funcionamento do coração e é uma das primeiras recomendações em casos de hipertensão e outras complicações cardiovasculares.

Mudar a alimentação: uma boa alimentação também faz parte das principais recomendações quando o assunto é saúde do coração. Ingerir boas gorduras, evitando alimentos industrializados, diminuindo o consumo de açúcar e preferindo alimentos naturais, é o caminho para se manter saudável.

9 alimentos favoráveis à saúde do coração 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário