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Como inovar o sortimento da sua farmácia

Confira o artigo da administradora e co-fundadora da Local.e, Leila Okamura, com exclusividade para o Guia da Farmácia

Em países como os Estados Unidos e alguns países europeus, a valorização das marcas locais é muito presente. Existem movimentos como o ‘buy local’ que promovem as marcas locais pois, ao se comprar uma marca local, toda uma cadeia de geração de valor é ativada.

Marcas locais/pequenas empresas geram empregos locais, compram insumos de produtores locais, praticam o comércio justo e possuem processos produtivos sustentáveis.

No Brasil, o consumo de marcas locais vem crescendo, já que os consumidores estão buscando mais informações sobre as marcas que consomem e estão mais conscientes também sobre o impacto do seu consumo. 

A pandemia também contribuiu para esse aumento da preocupação em relação ao comércio local e, por consequência, em relação à marca local também. Os consumidores estão mais propensos a comprar de marcas locais pois entendem que estas atuam com mais propósito e estão mais preocupadas no impacto que tem na sociedade e no meio ambiente. 

Iniciativas de ESG

O apoio do varejo às marcas locais está totalmente alinhado aos conceitos de ESG, pois ao se apoiar uma marca local, o varejo está contribuindo para o fortalecimento da comunidade e da economia local também. 

Acho que temos um espaço importante ainda de conscientização sobre o papel fundamental do varejo no fomento das comunidades em que atuam, não apenas através do emprego direto, mas também por meio da promoção das marcas locais.

Marcas locais são marcas de pequenas/médias empresas brasileiras, portanto, farmácias podem sim trabalhar e apoiar marcas locais. 

Hoje, a pequena indústria brasileira tem lançado muito novos produtos relevantes ao mercado. As marcas locais estão mais próximas de seus consumidores, são mais ágeis e estão mais antenadas às tendências atuais e, por isso, conseguem trazer mais inovações ao mercado. 

Marcas locais podem estar presentes em diversas categorias dentro de uma farmácia. Na seção de cosméticos vemos diversas marcas desenvolvendo linhas de produtos mais sustentáveis, mais naturais, sem testes em animais e veganas. Na seção de alimentos, vemos diversos produtos de marcas locais oferecendo produtos mais saudáveis, para pessoas com restrições alimentares e clean label.

Novos produtos

Ao introduzir um novo produto em loja, é sempre importante pensar na comunicação que será feita para que o consumidor conheça o novo produto. Com as marcas locais não é tão diferente, o importante é não colocar o novo produto em gôndola sem nenhum tipo de trabalho de comunicação.

Algumas opções são: TAG especial sinalizando como NOVIDADE/NOVO PRODUTO na gôndola, colocação do novo produto em um espaço especial da loja para aumentar visibilidade, inserção em tabloides e newsletters, por exemplo.

O varejo sempre esteve em constante evolução e transformação, no entanto, a pandemia acelerou algumas mudanças e tornou o cenário mais complexo e competitivo. Além disso, o consumidor nunca teve tanto acesso à informação como hoje e, por isso, tem se tornado mais exigente em relação ao seu consumo.

Nesse contexto, a área comercial precisa estar ainda mais sintonizada às tendências e mudanças dos consumidores. Por isso, não dá mais para continuar fazendo o mesmo de sempre e esperar resultados melhores. É preciso mudar a maneira como as áreas comerciais operam, introduzindo processos mais ágeis, inteligência no uso dos dados e assertividade nas decisões e, tudo isso só será possível com melhor uso dos dados e da tecnologia. 

Pensando nisso, criamos a Local.e – uma plataforma para descoberta de novos produtos. Com a Local.e, a área comercial consegue descobrir novos produtos de maneira rápida e eficiente e estar sempre informados sobre as tendências e novidades no mercado.

Hoje, a Local.e conta com mais de 7.300 produtos de mais de 2.900 marcas locais de alimentos e bebidas. Por meio da plataforma, o comprador pode conhecer novos produtos e entrar em contato direto com os fornecedores para iniciar uma negociação, tornando o processo de introdução de novos produtos mais assertivo e ágil.

Inovação do sortimento na farmácia

Primeiramente, a inovação no sortimento é fundamental para o canal farma. É preciso trazer novos produtos e novas marcas para tornar o mix de produtos relevante para o consumidor. Adotar o mesmo mix dos supermercados fará com que a competição seja baseada em preço e localização/praticidade apenas.

A primeira lição de casa a ser feita para um gerenciamento eficiente do sortimento é o conhecer o seu consumidor, o seu shopper. Entender o seu perfil, hábitos e objetivos de compra são fundamentais para poder oferecer um mix de produtos relevante e diferenciado.

Outro ponto importante é estar extremamente antenado às tendências do consumidor, pois a farmácia pode sair na frente vs. outros canais oferecendo produtos inovadores que promovam a saúde. Temos muita inovação nessa área e acredito que as farmácias poderiam ser mais protagonistas nesse sentido, sendo os embaixadores dos produtos inovadores que promovam a saúde nos mais variados segmentos.

Fonte: administradora e co-fundadora da Local.e, Leila Okamura, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

Foto: Leila Okamura

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