Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»PDV»Como melhorar a jornada de compra durante a pandemia?
    PDV

    Como melhorar a jornada de compra durante a pandemia?

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia8 de setembro de 2020Atualizado em:11 de abril de 2024Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    como-melhorar-a-jornada-de-compra-durante-a-pandemia
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças ao varejo e mudou a jornada de compra e também o perfil do shopper, que passou a priorizar visitas rápidas ao ponto de venda (PDV) por medo do contágio. Confira as dicas da conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Teresa Cristina Zanon, para o cenário atual do varejo.

    Qual o novo comportamento do consumidor na loja física?

    O consumidor está indo a loja física quando não consegue efetuar a compra pelo meio online. Ele procura sair menos, e quando necessita sair, tenta fazer o máximo de atividades possíveis, desse modo, evitando a circulação com frequência e reincidência. Com isso percebemos as lojas de shopping com baixa frequência de consumidores (dentro da loja) e / ou utilizando o local do shopping como passeio. As lojas de rua também ainda sentem que o consumidor não voltou como antes da pandemia. Como o recurso financeiro ficou mais curto, as pessoas estão mais planejadas e ficam mais reservadas para gastar. A prioridade é a alimentação e os medicamentos.

    O que muda no atendimento? Como atender com segurança?

    Esse é outro ponto muito importante. Todas as lojas tiveram que implementar protocolos de segurança que vão desde a limpeza redobrada da loja, álcool em gel, máscaras, evitar aglomeração e a adaptação no horário de funcionamento.

    Aquelas promoções de impacto para movimentar a loja estão suspensas, assim, inibindo o cliente. O comportamento do indivíduo dentro da loja é ser rapidamente atendido e ficar no menor tempo possível. As atividades com demonstradoras de beleza estão suspensas, assim, dificultando apoiar o cliente na compra de algum produto mais especifico e de valor agregado.

    Jornada de compra na pandemia: o que precisa mudar no layout da loja?

    É fundamental as lojas se adaptarem, com avisos fora na vitrine, ou seja, o cliente tem que ter conhecimento do protocolo antes de entrar na PDV. Se o cliente não estiver de máscara, ele não pode entrar, por exemplo. Precisa haver sinalização de chão, espaço entre os consumidores e no check out, bem como balcão de medicamentos com distância do consumidor. Além de álcool gel disposto sobre o balcão e em vários locais,  para que o cliente higienize suas mãos. Na hora de usar a maquininha de pagamento o local deve ser sempre higienizado.

    Como deixar o pagamento mais ágil e prático?

    O ideal é ter menos fila, espaço adequado, higienização das maquininhas e os caixas bem protegidos com máscaras.

    Como escolher o melhor mix para a farmácia neste momento? A cesta do consumidor mudou muito?

    Nesse momento, os produtos de alta procura e itens básicos são os mais procurados. Talvez o consumidor não venha procurar um produto diferenciado e opte por marcas que já conhece e que estão dentro do seu orçamento. Atualmente, se ouve muito que menos é mais. ‘Será que vou precisar desse produto? Por quanto tempo? Eu já tenho um similar em casa, será que me atende?’, questiona-se o consumidor. Por isso, vejo que os fabricantes precisarão ter resiliência e avaliar com bastante critério o que pode agregar de valor ao seu produto para trazer mais segurança ao consumidor. Algumas categorias poderão ganhar novos consumidores e outros produtos serão substituídos. Um exemplo disso são os produtos produtos veganos de higiene e beleza, que seguem em crescimento.

    Qual a jornada de compras no e-commerce?

    Fonte: Guia da Farmácia

    Foto: Shutterstock

    como melhorar jornada de compra pandemia experiência de compra pandemia ibevar jornada de compra farmácia pandemia jornada de compra pandemia
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Setor de artigos farmacêuticos deve crescer em 2025

    8 de janeiro de 2025

    Varejo farma tem projeção de crescer 1,1% de julho a setembro

    8 de julho de 2024

    Buscas por locais para descarte de medicamentos aumentam 90%

    6 de junho de 2024

    Drogasmil celebra aniversário com serviços farmacêuticos gratuitos

    8 de maio de 2024

    Programa de saúde da COOP apoia moradores de Sorocaba

    7 de maio de 2024

    A nova era do GC e o Código 2D

    24 de abril de 2024
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Febrafar alerta para riscos da venda de medicamentos em supermercados

    18 de junho de 2025

    Frio: uso de aquecedores exige atenção

    18 de junho de 2025

    Santander recomenda compra de ações da Hypera, que estão em alta

    18 de junho de 2025

    Kenvue prevê crescimento de duplo dígito no Brasil em 2025

    18 de junho de 2025

    Geração Z e Millennials lideram uso de medicamentos para saúde mental

    18 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.