Como posicionar os MIPs corretamente no PDV?

A consutora especializada em varejo, Silvia Osso, dá importantes dicas de como os MIPs devem ser organizados na prateleira das farmácias

Com a pandemia pela Covid-19, houve uma verdadeira corrida às farmácias em busca de medicamentos que contribuíssem para o fortalecimento do organismo ou tratamento de males menores sem a necessidade de auxílio hospitalar.

Confira as dicas da consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, para posicionar corretamente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) no ponto de venda (PDV).

Mix e sortimento: esses itens já fazem parte da composição do mix das farmácias, mas para a passagem da parte interna (atrás do balcão) para a externa (gôndolas laterais), deve ser feito um estudo levando em consideração a Curva ABC, por subgrupo, a fim de excluir aqueles que não têm giro na farmácia.

Organização: os produtos devem ser agrupados por indicação e separadas, basicamente, pelos seguintes subgrupos:

  • Dor, analgésicos e febre.
  • Gripes e resfriados.
  • Gastrointestinais.
  • Vitaminas, minerais e suplementos.
  • Cuidados olhos e boca
  • Cuidados do sistema circulatório.
  • Cuidados do sistema urinário e reprodutivo.
  • Calmante e humor.
  • Perda de peso.
  • Primeiros socorros

Posicionamento: o local ideal para a arrumação é nas gôndolas laterais, próximo ao balcão de medicamentos, pois assim permite-se que os clientes possam pedir ajuda dos balconistas ou estes o possam ajudar quando os veem indecisos.

Sinalização visual: deve fornecer orientações sobre a indicação e utilização, facilitando a busca pelo produto. É recomendável ter um funcionário com conhecimento para ajudar o cliente na busca, caso tenha dificuldades.

Sazonalidade: há os medicamentos típicos de inverno (antigripais, antitérmicos, xaropes, etc.) e os de verão (antiácidos, analgésicos e medicamentos para enjoo).

Porém, a organização não precisa obedecer à sazonalidade e, sim, à indicação: há resfriados em todos os meses do ano e assim por diante.

Nesse sentido, alguns itens sazonais podem ser colocados em Pontos Extras no checkout, em ponta de gôndolas, sobre os balcões ou em cubos expositores.

Atenção Farmacêutica: utilizar a Atenção Farmacêutica como forma de conscientização sobre uso correto de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) no ponto de venda (PDV) é uma atitude cidadã e também uma possibilidade para atrair e fidelizar clientes.

A inclusão de orientações em folhetos de ofertas, folders orientadores e utilização de mídias sociais para conscientizar os clientes são interessantes e trazem ótimo retorno.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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