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Como potencializar as vendas da categoria olhos secos?

Pesspas que sofrem com a Sídrome dos Olhos Secos buscam nas farmácias, um profissional bem informado. Produtos bem expostos nas prateleiras ajudam na hora da venda

A Síndrome do Olho Seco é uma doença crônica e multifatorial que tem como causas principais o envelhecimento, alterações hormonais (como a menopausa e doenças da tireoide), doenças reumatológicas e uso de medicamentos, como antidepressivos, antialérgicos e betabloqueadores, bem como o uso constante do computador e outros dispositivos eletrônicos móveis.

Confira as dicas da conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar), Teresa Cristina Zanon; e da farmacêutica fundadora e diretora executiva da Germinar Consultoria e professora e consultora de Varejo do Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF), Carla Bovo Bartolo, para potencializar as vendas da categoria olhos secos.

Como potencializar as vendas da categoria olhos secos

Sortimento: o mix ideal deve contemplar os colírios isentos de prescrição, aliados aos produtos de higiene e limpeza de lentes de contato. Especialmente para a limpeza de lentes de contato, também vale contemplar tanto as versões de pequeno volume para uso na bolsa ou no trabalho, quanto a embalagem de 500 mL, mais utilizada em casa.

Exposição: por não ser uma categoria muito extensa, mas possuir valor agregado, a farmácia procura expor esses produtos em uma ou duas prateleiras de pontas de gôndolas próximo do balcão de medicamentos. Um desafio é que os colírios em geral possuem embalagens pequenas, o que dificulta uma exposição muito expressiva, exigindo maior volume. O mesmo acontece com as pomadas (uso tópico).

Ações adicionais: o cross-merchandising pode ser trabalhado próximo ao checkout ou sobre o balcão de medicamentos por meio de um display de balcão. O uso desse expositor irá facilitar a venda por impulso de colírios de uso contínuo, bem como de acessórios de lentes, entre outros.

Sazonalidade: a farmácia pode criar categorias de produtos sazonais que se relacionem a férias e ao uso de piscina, por exemplo. O tempo seco também exige mais o uso de colírios e pode ser trabalhado como sazonalidade. Vale, ainda, definir um espaço no tabloide que a categoria esteja sempre com promoções para chamar atenção dos shoppers.

Os usuários de lentes de contato devem ter cuidado com a assepsia desses produtos, pois, em caso de descuido, podem ser infectados pelo protozoário Acanthamoeba, encontrado na água da torneira, bem como no soro fisiológico e no estojo das lentes, quando não armazenados e cuidados adequadamente. Daí a importância do uso de produtos específicos para este fim.

Produtos que podem compor o mix de cuidados com os olhos secos

  • Lágrimas artificiais ou lubrificantes.
  • Vasoconstritor ou descongestionante ocular.
  • Colírio com antibiótico.
  • Colírio com corticoide (anti-inflamatório).
  • Antialérgico.
  • Anestésico.
  • Solução de limpeza multiação, utilizada para limpeza e enxágue das lentes.
  • Solução conservadora.
  • Removedor de proteínas.
  • Limpador surfactante.
  • Solução umidificante.
  • Limpador enzimático, indicado para as lentes de troca anual.
  • Soro fisiológico estéril e não estéril.
  • Estojo para lentes de contato.
  • Algodão em bola, quadrado e redondo.
  • Gaze estéril.
  • Esparadrapo micropore.
  • Sabonete antisséptico.
  • Xampu neutro para lavagem das pálpebras.
  • Água mineral.

A síndrome do olho seco atinge 20% da população mundial

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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