Como tirar manchas no rosto e evitar o aparecimento?

Saiba identificar os diferentes tipos de manchas no rosto, os tratamentos corretos e dicas para manter a saúde da pele

As manchas são alterações formadas por anormalidades na pigmentação da pele. As manchas na pele podem aparecer de repente, discretas, sem a pessoa perceber. Elas atingem com mais frequência o rosto, pescoço e o antebraço.

As manchas aparecem independentemente do tipo de pele que a pessoa tenha: mista, oleosa, seca ou normal e podem ter cinco colorações: marrons, pretas, brancas, roxas ou vermelhas.

E é preciso ficar nessas cores. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as cores das manchas que aparecem na pele podem indicar diversos problemas de saúde, estéticos ou não.

Cuidados diários e idas frequentes ao dermatologista ajudam na prevenção dessas manchas e a manter a pele do rosto sempre saudável.

Entenda o que causa as manchas na pele, principalmente no rosto, como prevenir as manchas na pele, como tratar em casa e se é possível clarear as manchas na pele em casa. 

10 dicas para manter a pele saudável e sempre bonita

Quais as causas das manchas no rosto?

As manchas ou melasma, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), são desencadeadas principalmente pela exposição solar e podem ser também decorrer do pouco cuidado da pele (como a limpeza, proteção e hidratação diária, por exemplo), do uso de anticoncepcionais e de alterações hormonais causadas pela gravidez. Por isso, ocorre mais em mulheres, atingindo somente 10% dos homens.

De acordo com uma pesquisa apresentada na Universidade Estadual Paulista (Unesp), a origem dos melasmas faciais pode estar na herança genética de algum ancestral, recente ou do passado. 

Além disso, lesões na pele e estresse também são causadores de manchas, principalmente no rosto.

Quais os tipos de manchas no rosto?

As manchas podem surgir com o passar dos anos. Enquanto isso, as efélides, ou sardas, aparecem no rosto de pessoas geralmente com a pele clara, após a exposição ao sol.

De acordo com a Arcos Dermocosméticos, há ainda as manchas de acne, que são avermelhadas e podem se tornar amarronzadas, devido ao processo inflamatório da acne e da ceratose seborreica, caracterizada pelas lesões ásperas, escuras ou esbranquiçadas, que atingem face, couro cabeludo, membros e tórax.

Como prevenir manchas no rosto?

manchas-no-rosto-prevenir

Para evitar o surgimento de manchas no rosto ou em qualquer outra parte do corpo, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Arco Dermocosméticos recomendam alguns cuidados diários, como:

  • Evitar a exposição ao sol no horário das 10h00 às 16h00.
  •  Mesmo na sombra e em dias nublados, usar proteção adequada como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção Ultra Violeta (UV).
  •  Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, protetor solar com fator de proteção 15, no mínimo, também próprio para os lábios.
  • Quando for se expor ao sol diretamente (na praia, por exemplo), evite utilizar os produtos clareadores.
  • Durante o dia, quando estiver em sua rotina de trabalho e deslocamento, procure utilizar os clareadores que não são fotossensibilizantes, pois podem causar alergias.

O filtro solar ou os protetores solares tonalizantes, devem ser usados mesmo dentro de casa, pois as lâmpadas artificiais, a luz do computador e a televisão, por exemplo, trazem muitos danos a pele, como o envelhecimento precoce e manchas.

Esses cuidados são essenciais inclusive para evitar o câncer de pele. De acordo com informações do Inca, a doença é diagnosticada em mais de 170 mil pacientes anualmente, é o tipo de câncer mais comum, e pode ser evitado com essas mudanças simples de hábitos.

Além disso, segundo uma pesquisa da International Organization for Standardization (ISO), utilizar protetor solar regularmente na infância e na adolescência reduz em 78% a incidência de alguns tipos de câncer na vida adulta, enquanto o uso regular ao longo da vida diminui em 50% o risco do tipo mais grave de câncer, o melanoma.

Exposição solar e a poluição podem acelerar o envelhecimento da pele

Como tratar manchas no rosto?

manchas-no-rosto-prevenir

Geralmente os tratamentos estéticos para eliminar as manchas na pele do rosto provocadas por queimaduras, contato com frutas como limão, ou acne, por exemplo, são indicados por dermatologistas, como os peelings faciais.

O tratamento clássico hoje é feito com clareadores e filtro solar. Os clareadores normalmente combinam: cortisona (efeito anti-inflamatório), hidroquinona (age na degradação da melanina), bem como ácidos (ação na renovação celular).

Medicamentos também são utilizados em alguns casos. 

Contudo, somente um médico dermatologista pode realizar o melhor diagnóstico, bem como o melhor tratamento para o seu caso específico. A automedicação nunca é indicada

Como tratar em casa?

Máscaras caseiras e naturais podem ser eficazes para amenizar as manchas no rosto, com um efeito de peeling superficial que proporcionam esfoliação.

Além disso, alguns dermocosméticos disponíveis em farmácia também possuem ação clareadora, podendo ser indicados pelo farmacêutico ou pelo dermatologista.

Como clarear manchas no rosto rapidamente?

A farmácia disponibiliza diversas opções de dermocosméticos clareadores seguros e eficazes, com capacidade de atuar nos processos de formação da melanina e de forma intermitente.

Em alguns casos, máscaras caseiras também auxiliam no clareamento das manchas.

manchas-no-rosto-claerar

 

Posso clarear a pele do rosto com bicarbonato?

É comum ouvirmos sobre os benefícios do bicarbonato de sódio em utilidades domésticas. Porém, seu uso na pele do rosto deve ser feito com cautela. A melhor orientação é consultar um dermatologista.   

Conclusão

As manchas são alterações formadas por anormalidades na pigmentação da pele. Elas atingem com mais frequência áreas como rosto, bem como pescoço e o antebraço e podem ter colorações diferentes.

Para evitá-las, é preciso ter disciplina para fazer a limpeza do rosto diariamente, bem como tomar cuidados simples como usar protetor solar mesmo em dias nublados e dentro de casa.

Contudo, o tratamento específico depende do tipo de mancha e deve ser indicado por um profissional, neste caso, um dermatologista.

 Fontes:

  1. Revista Arco
  2. Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
  3. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)
  4. Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  5. Arcos Dermocosméticos
  6. Instituto Nacional de Câncer (Inca)
  7. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec)
  8. International Organization for Standardization (ISO)

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

 

1 comentário

Deixe um comentário