fbpx

Como tomar multivitamínicos? Engorda? Para que serve?

Os multivitamínicos, também conhecidos como polivitamínicos, são compostos alimentares que auxiliam em diferentes necessidades para cada faixa etária, gênero e momento de vida

Introdução

Os multivitamínicos são uma ótima maneira de repor os nutrientes que muitas vezes o corpo não consegue absorver somente com a alimentação. Diferente das vitaminas normais, os multivitamínicos, também conhecidos como polivitamínicos, têm vários nutrientes ao mesmo tempo.

Contudo, o horário em que o multivitamínico é ingerido influência em seu efeito, bem como a forma como é usado.

Confira o melhor horário para ingeri-lo, as diferenças entre os multivitamínicos e a melhor opção para cada necessidade, faixa etária e gênero.

O que é multivitamínico?

Multivitamínicos ou polivitamínicos são suplementos nutricionais compostos por vários minerais e vitaminas, que oferecem a quantidade de nutrientes que o organismo necessita diariamente.

Os multivitamínicos podem ser formulados especificamente para determinada faixa etária, gênero ou necessidade corporal.

Consulte seu médico para saber o multivitamínico que melhor se encaixa no seu momento de vida e nas suas necessidades.

Para o que serve um multivitamínico?

O corpo necessita de uma quantidade diária de vitaminas e nutrientes que muitas vezes não são supridas por completo com a alimentação.

Desse modo, os multivitamínicos auxiliam na suplementação, evitando problemas de saúde. Eles oferecem ao organismo as proporções adequadas às necessidades diárias, protegendo o corpo de carências nutricionais e melhorando a saúde e o bem-estar.

Isso porque a falta da quantidade necessária de tais substâncias pode gerar um quadro de carência nutricional. Assim, sendo refletido em sintomas como falta de energia, mau humor, desânimo, memória prejudicada, unhas quebradiças, anemia, irritabilidade, queda de cabelo, dores musculares, insônia e pele ressecada.

Entretanto, os multivitamínicos devem ser indicados por um médico e seu uso deve estar associado com uma alimentação equilibrada, exercícios e outros hábitos de vida saudáveis.

como-tomar-multivitamínicos-engorda-para-que-serve

Como tomar e qual o melhor horário?

É indicado que a ingestão do multivitamínico seja feita durante uma refeição, como o jantar ou o almoço.

Isso porque alguns alimentos auxiliam o organismo a absorver as substâncias. Assim, tomar durante as refeições melhora o efeito do suplemento.

Uma nova opção no mercado são os multivitamínicos em gomas, que podem ser mastigados durante a refeição, sem a necessidade de água e sem dificuldades na hora de engolir.

Quando acrescentar multivitamínico na rotina e quando tomar?

Para saber o melhor momento para acrescentar os suplementos multivitamínicos na rotina é necessário fazer exames e consultar um médico. Desse modo, será possível acrescentar as substâncias corretas, nas quantidades ideais.

Existem multivitamínicos no mercado para várias situações e necessidades específicas, como: unhas/pele e cabelos; crianças; homens ou mulheres; estresse; energia, entre outros. 

O horário para tomar o suplemento dependerá da substância e da sua rotina. Por exemplo, não é recomendado o consumo de suplementos de ferro durante o café da manhã, se você toma leite e outros alimentos ou suplementos com cálcio neste horário. Isso porque um diminui a absorção do outro.

Como regra geral, é indicado que o multivitamínico seja consumido durante alguma refeição, como o almoço ou o jantar, para auxiliar na melhor absorção dos nutrientes.

Além disso, a gerente de produtos da Dr. Good, Daniele Drumond, indica que como os multivitamínicos são complementos da alimentação, eles não devem ser restritivos, mas é importante consultar um profissional da saúde / nutricionista caso tenha alguma restrição específica.

Qual o melhor horário para tomar multivitamínicos?

Como abordado no item anterior, o melhor horário depende de cada multivitamínico específico. É aconselhado tomar vitaminas e suplementos durante alguma refeição, como o almoço ou o jantar, para facilitar a absorção dos nutrientes. 

Porém, consulte o seu médico para ter certeza do melhor horário para tomar os multivitamínicos ideais para as suas necessidades e para o seu estilo de vida. 

Qual a quantidade ideal?

É necessário ficar atento às quantidades e às orientações médicas para evitar exageros na suplementação. As embalagens costumam conter indicações sobre a quantidade ideal e o médico auxiliará na definição dessa quantidade, de acordo com as carências do organismo de cada pessoa.

multivitamínicos para crianças

Multivitamínicos para crianças (multivitamínico infantil)

Os multivitamínicos infantis costumam atuar na melhora da imunidade e na formação dos ossos, com sabor de frutas e formato de gomas. Além disso, também existem multivitamínicos que atuam na dose diária de vitamina C e D.

Uma novidade no mercado de suplementos infantis são as vitaminas em gomas, que garantem a suplementação da criança de maneira mais prática e agradável. Isso porque a criança pode mastigar a vitamina em goma, sendo fácil de digerir e com sabor de frutas. 

Para saber a necessidade exata para a reposição de nutrientes dos seus filhos, consulte um médico ou nutricionista.

Multivitamínicos para gestantes

Durante a gravidez as mulheres necessitam de diversas vitaminas. É possível ler mais sobre as vitaminas e os multivitamínicos indicados para grávidas neste texto: “Qual a melhor vitamina de todas?” 

Porém, as vitaminas essenciais para as grávidas são: 

  • Ferro
  • Zinco
  • Magnésio
  • Ácido fólico 
  • Iodo
  • Cálcio

Essas vitaminas e minerais auxiliam na saúde do bebê e da gestante, garantindo um crescimento e desenvolvimento saudável ao feto e uma gravidez tranquila a mulher.

 Multivitamínicos para idosos

Durante toda a vida, o organismo precisa de diferentes tipos de nutrientes. Porém, durante a terceira idade o corpo necessita de ainda mais cuidados devido aos problemas de saúde típicos dessa fase.

Algumas das vitaminas essenciais para os idosos são:

  • Vitaminas do complexo B, como B12 e B6: elas auxiliam na memória, na capacidade de concentração e na saúde do coração. 
  • Vitamina D: essencial para a absorção do cálcio.
  • Potássio: evita cãibras e auxilia no funcionamento da musculatura cardíaca. 
  • Vitamina A: essencial para a saúde da visão.
  • Cálcio: mineral que auxilia na saúde dos ossos, dentes e na coagulação sanguínea.
  • Vitamina C: antioxidante, auxilia na absorção do ferro e no fortalecimento do sistema imunológico.
  • Vitamina E: poderoso antioxidante, age prevenindo o envelhecimento precoce. 

Alguns multivinamínicos já são feitos especialmente para idosos. Contudo, para saber a necessidade exata de nutrientes necessários para o seu corpo e ter a melhor orientação sobre multivitamínicos, é aconselhável consultar um médico.  

Multivitamínicos para mulheres (para o cabelo, pele e unhas)

Fios de cabelo ressecados e sem brilho, pele ressecada, unhas quebradiças e esbranquiçadas são alguns sintomas de que o corpo está com falta de nutrientes.

Desse modo, alguns multivitamínicos são destinados especialmente para o público feminino e para melhorar os cabelos, a pele e as unhas.

Para melhorar esses aspectos, os nutrientes indicados são:                                                                                                

  • Zinco: auxilia a deixar os fios de cabelo com aparência viva. 
  • Vitamina E: dá brilho às unhas, pele e cabelos. 
  • Biotina: melhora a saúde da pele, diminui a queda de cabelos e fortalece as unhas.
  • Vitamina D: ajuda no crescimento dos fios. 
  • Magnésio: dá mais força aos cabelos e as unhas. 
  • Ferro: estimula o crescimento das unhas e dos cabelos.
  • Multivitamínico: alguns multivitamínicos auxiliam repondo esses nutrientes tão essenciais para as unhas, pele e cabelos. As opções em gomas são saborosas e tornam o momento da suplementação ainda mais agradável. 

como-tomar-multivitaminicos-engorda-para-que-serve

Quem toma multivitamínico pode beber?

De acordo com o farmacêutico, Robson Alexandre Broch, as bebidas alcoólicas possuem ação psicoativa no organismo com atividade depressora no Sistema Nervoso Central (SNC). Desse modo, o consumo excessivo de álcool interfere sim na absorção de nutrientes essenciais, levando a deficiência de minerais e vitaminas.

O consumo de álcool reduz temporariamente o metabolismo de fármacos biotransformados. Em contraste, o consumo de álcool por tempo prolongado, resulta em aceleração da biotransformação de fármacos, em decorrência da indução de enzimas hepáticas.

Portanto, orientamos que não se deve ingerir bebida alcoólica com qualquer tipo de medicamento, pois podem trazer consequências indesejáveis ao tratamento das patologias.

 Polivitamínico e Multivitamínico – qual é a diferença?

A diferença entre multivitamínico e polivitamínico está no nome. Ambos são suplementos para auxiliar o corpo a conseguir os nutrientes necessários, que não foram totalmente adquiridos através da alimentação. 

Desse modo, não existe diferença entre os dois

Qual o melhor multivitamínico?

O melhor multivitamínico é o que atende as necessidades do seu corpo em cada momento de vida, de acordo com a indicação médica.

Contudo, os formatos em goma, diferentes dos antigos formatos em comprimidos ou cápsulas, torna a ingestão do suplemento um momento saboroso.

Isso porque as gomas possuem sabor de frutas e são fáceis de mastigar e engolir.      

Multivitamínico engorda?

Os suplementos sozinhos não provocam o aumento de peso, pois não possuem calorias significativas em sua composição. 

Contudo, o ideal é sempre alinhar o uso de multivitamínicos com hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.  

Conclusão

Os multivitamínicos ou polivitamínicos são compostos nutricionais que auxiliam na suplementação dos nutrientes e vitaminas que o organismo necessita para funcionar de maneira saudável. 

Muitas vezes a alimentação não é o suficiente para conseguir tais vitaminas. Desse modo, os multivitamínicos auxiliam em cada momento da vida, em cada faixa etária e para cada gênero de maneira diferente. 

O melhor multivitamínico é o que atende às suas necessidades. Contudo, os suplementos em formato de goma são boas opções porque transformam o momento de ingerir as vitaminas em algo agradável devido ao sabor de frutas e por ser fácil de engolir, ao contrário dos tradicionais em cápsula ou comprimido. 

É aconselhável consumir os multivitamínicos durante as refeições. Porém, para saber a melhor maneira de tomar, a quantidade ideal e o suplemento ideal, consulte um médico ou nutricionista. 

Leia também: 

Quatro benefícios da vitamina D para gestantes

Vitamina C: conheça quatro benefícios favoráveis à pele

Vitamina D tem papel importante no tratamento contra depressão, diz estudo

Oito doenças evitadas com vitamina D em dia

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Sobre o colunista

Victoria Nascimento

3 Comentários

  1. Avatar
    Flavia Inez Fischborn em

    Por quanto tempo posso tomar Lavitan Mulher A-Z?
    Tomei por tres meses. Posso recomeçar? Depois de quanto tempo?
    Aguardo resposta. Mto obgdo!

  2. Avatar

    Bom dia tomei por três meses polivitamina, e já está com quase dois meses que parei, posso continuar tomando?

  3. Avatar
    Rosilda careno em

    Ah vou tomar por 3 meses e depois quando tomo de novo?

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: