Inspirar sua jornada no canal farma para que as vendas sejam satisfatória é de suma importância para evitar falhas. A CEO da Connect Shopper, Fátima Merlin, explica melhor
Nestes primeiros meses do ano, nada mais apropriado do que refletir sobre como a pandemia vem mudando a dinâmica da farmácia e o comportamento do consumidor de farmácia. Refletir sim, para tomar as melhores decisões para o ano novo que se aproxima.
A CEO da Connect Shopper, Fátima Merlin, responde algumas questões sobre o tema:
1. Quais são as tendências de consumo para 2021?
O meio digital vai ficar como uma realidade complementar à loja física, com o shopper optando por um ou outro de acordo com as necessidades do momento.
Embora devamos considerar as particularidades e diferenças gigantescas regionais num País continental como o nosso.
Cada vez mais a farmácia deve estar voltada à entrega de soluções completas para um consumidor em busca de saúde e bem-estar.
Um exemplo são os testes de Covid-19 e, futuramente, as vacinas.
A busca pela praticidade e conveniência levará, portanto, ao aumento da procura por serviços farmacêuticos. Então, pode ser um filão para as farmácias.
2. E quanto às principais mudanças no comportamento do consumidor?
A gente observa um shopper querendo ser atendido quando deseja, da forma que deseja e onde deseja.
Por isso, a farmácia deve estar atenta a todos os pontos de contato e desenvolver ações direcionadas, com consistência e coerência.
Claro que se deve considerar o desemprego e também a queda na renda com o possível fim do Auxílio Emergencial.
Com o bolso mais apertado, o shopper será mais seletivo nas escolhas, valorizando, por exemplo, marcas de maior relação custo-benefício.
As marcas próprias, por exemplo, ganharão mais penetração, assim como os genéricos dentro do mercado de medicamentos de prescrição.
3. A farmácia deve estar atenta a quais aspectos para satisfazer o cliente em 2021?
Conhecê-lo a fundo para entender suas necessidades, hábitos e comportamentos, no entanto, sempre acompanhando eventuais mudanças e tendências de mercado.
As pesquisas de satisfação são importantíssimas para medir a satisfação do cliente e acionar aquilo que ele deseja.
Tenha o produto certo, na quantidade certa, com preço e promoções adequadas, inteligentes e direcionadas. Somente assim, o cliente sairá da farmácia satisfeito.
4. Como deve ser a exposição de produtos daqui para frente, pós-pandemia?
Dessa maneira, o shopper quer uma loja prática, resolutiva, na qual encontre facilmente o que foi buscar, de maneira fluída e com segurança, podendo entrar e sair rapidamente.
A pandemia fortaleceu a necessidade de organização da loja, segmentação dos produtos e exposição que favoreça a experiência de compra.
Corredores mais amplos, que permitam uma navegação mais fluida e com segurança são cruciais.
Portanto, cuide também para que não haja rupturas no ponto de venda, mantendo o estoque em dia.
Fonte: Rede Press
Foto: Fátima Merlin