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Conectividade na farmácia: gerando KPI´s para aumento de vendas e segurança

Segundo o diretor da Linx Farma, Luis Fischpan, na indústria farmacêutica, o objetivo geralmente é garantir a boa saúde do paciente e, ao mesmo tempo, manter a lucratividade

O que é um KPI Farmacêutico?

Um indicador chave de desempenho farmacêutico (KPI) é uma medida quantificável usada para monitorar o desempenho de uma farmácia. Os KPIs ajudam as empresas a alinharem suas estratégias aos objetivos, aumentando as chances de sucesso. “Na indústria farmacêutica, o objetivo geralmente é garantir a boa saúde do paciente e, ao mesmo tempo, manter a lucratividade”, afirma o diretor da Linx Farma, Luis Fischpan.

Como identificar as métricas farmacêuticas certas

Os KPIs são uma forma de comunicação, é por meio dos dados que os insights virão e poderão ajudar na transformação dos números em informações. Os KPIs têm muito mais chances de serem absorvidos e aplicados se forem concisos, claros e relevantes. Mesmo que se tenha o conjunto mais formidável de KPIs no repertório, sem um método eficaz de comunicação, a estratégia não será alcançada. Para isso, Luis Fischpan, colocou algumas dicas fundamentais para quem está elaborando os KPI´s que nortearão a estratégia do seu negócio:

  • Desenvolva uma linha de base: as linhas de base são importantes pois ajudarão na comparação dos KPI´s no futuro. É fundamental registrar o tempo e o valor de uma métrica quando ela é criada, do contrário, será difícil mensurar o progresso.
  • Analise os dados: a análise das métricas é essencial! De nada adiantará colher as informações necessárias e não utilizá-las na produção de insights. Não se esqueça de que as métricas foram criadas para fornecer dados sobre o estado atual do seu negócio.
  • Tome uma atitude: o objetivo de uma métrica é identificar oportunidades de maximização e otimização. Mais do que a análise dos dados, é importante que você estrategie mudanças em cima das informações que colheu.
  • Revisão: os programas de KPI incluem revisões regulares das métricas e suas tendências. As avaliações trazem visibilidade às métricas e evocam um senso de responsabilidade na equipe. Se sua equipe vê os resultados de seu trabalho árduo, é mais provável que ela assuma mais responsabilidade em seu função e ajude a melhorar as métricas.

Farmácias 4.0: a importância da conectividade

A melhor maneira de se obter bons insights, criar estratégias relevantes e transformar números em informações, é por meio de softwares de conectividade. Após a definição dos KPIs e de tecnologia de ponta, é possível definir prazos, progredir na redução de atrasos, criar estratégias sobre os excedentes de estoques, determinar quais produtos geram mais lucro e o principal, monitorar esses dados com um clique.

Cada dia mais os softwares conhecem as necessidades do mercado, do farmacêutico e auxiliam a fazer a gestão completa da farmácia de forma rápida e intuitiva. Alguns features imprescindíveis para o gerenciamento do seu negócio são:

  • Gestão de vendas, estoques, validade e compras
  • Controle de caixa e emissão de notas fiscais
  • Gestão de vendas de convênios, PBM e CMV
  • Integração com SNGPC
  • PDV com indicação do medicamento que trará mais lucratividade
  • Gestão tributária de remédios

Muito além dos medicamentos: hubs de saúde inovam o setor farmacêutico 

Fonte: diretor da vertical de Farma da Linx, Luis Fischpan, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

Foto: Divulgação

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