Confiança do consumidor aumenta em São Paulo

A confiança do consumidor aumentou após a flexibilização do isolamento social. Segundo a pesquisa do INC e da Associação Comercial de São Paulo

O Índice Nacional de Confiança (INC) registrou 83 pontos em agosto e setembro, contra 73 pontos em maio e junho.

Os dados são de uma pesquisa encomendada Associação Comercial de São Paulo (ACSP), junto à startup de tecnologia Behup.

Segundo a entidade, o consumidor paulista está mais confiante em relação à economia, após a flexibilização do isolamento social.

No entanto, o índice ainda não atingiu a normalidade.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, foram registrados 102 pontos.

Em setembro, 60% dos entrevistados afirmaram que o número de desemprego aumentará no estado.

Apesar de negativo, o percentual melhorou em relação a abril e maio (80 e 85%, respectivamente).

Metodologia

Segundo a Associação, foram ouvidas pessoas pertencentes às classes A (4,8%), B (30,7%), C (53,5%), D e E (11%), de janeiro a setembro.

A maioria dos consumidores, contudo, estava concentrada no interior (37,4%) e na capital (36,2%).

Seguidas pela região metropolitana (20%) e o litoral (6,4%).

Confiança do empresário tem alta de 14,9%

O Índice de Confiança do Empresário (ICEC) registrou alta recorde para o mês de setembro, com crescimento de 14,9% – 74,8 pontos em agosto para os atuais 85,9 pontos.
No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, o número simboliza uma queda de 25,5%.
Os dados são da Fecomercio-SP, que representa 1,8 milhão de empresários.
Os três quesitos que compõem o indicador avançaram em setembro:
Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio aumentou 44,9%;
Já o  Índice de Expectativa do Empresário do Comércio registrou alta de 23,4%;
E o Índice de Investimento do Empresário do Comércio que subiu 9,3%.
Segundo a entidade, as atividades do comércio varejista lideram a recuperação entre os setores.
Foto: Shutterstock
Fonte: Giro News

Deixe um comentário