Confira 5 dicas para aliviar as cólicas menstruais no frio

Ginecologista orienta como amenizar dores e desconfortos típicos do período menstrual quando o corpo é submetido a baixas temperaturas

Muitas mulheres sofrem com terríveis cólicas menstruais, que podem afetar a produtividade e a qualidade de vida. Com a chegada do tempo frio, o corpo é submetido a baixas temperaturas e fica mais sensível à dor. A razão é que, com o frio, os vasos sanguíneos se comprimem, podendo intensificar as cólicas.

Apesar das cólicas serem comuns, essas dores podem estar atreladas a outras condições, como a endometriose, que atinge cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva.

Segundo o ginecologista Dr. Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, quando as dores acontecem fora do período, é um sinal para buscar acompanhamento médico e iniciar um tratamento, portanto, o importante é observar os sinais que o corpo dá e se os sintomas persistirem, é recomendado procurar ajuda médica o quanto antes.

Além do uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, para o alívio momentâneo, existem outras formas para aliviar as cólicas, como recomenda o Dr. Bellelis:

1 – Compressas de água morna

Uma das técnicas mais antigas e reconfortantes no período de cólica, pode ser explicada pelo fato de o calor ativar o fluxo sanguíneo e amenizar as dores.

Basta colocar uma bolsa de água morna ou compressa no local das cólicas e deixar por cerca de 15 minutos. É importante proteger a pele do contato direto, colocando um pano entre a bolsa e a pele para evitar queimaduras.

2 – Bebidas quentes

As bebidas quentes têm o mesmo efeito da bolsa de água quente, auxiliando no alívio das dores. Porém, evite bebidas com cafeína, que têm o potencial de agravar as dores em algumas mulheres.

Aposte em chás, como de camomila, hortelã, alecrim, louro e lavanda, que possuem propriedades relaxantes, calmantes e anti-inflamatórias.

3 – Alimentação

Alguns alimentos, como doces e comidas mais gordurosas, podem causar inchaço e retenção de líquido em alguns organismos, aumentando o aparecimento de cólicas menstruais.

Por isso, durante o ciclo, é interessante manter uma dieta mais equilibrada, evitando o excesso de açúcares e gorduras, dando prioridade para legumes, verduras, frutas e carnes magras, além de ingerir bastante água.

4 – Hábitos saudáveis

Exercícios físicos ajudam muito na diminuição da dor durante o período menstrual. Novamente, as atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo, liberando endorfina, auxiliando no controle das dores.

Em contrapartida, fumar pode ser ainda mais prejudicial nessa época, por conta da vasoconstrição que o tabaco causa. Dessa forma, evitar fumar também é a melhor opção para amenizar as cólicas.

5 – Descanso

O estresse atrelado a um estilo de vida corrido, contribui bastante para o aumento das cólicas. Quando o corpo descansa durante um sono de qualidade, o equilíbrio é restabelecido.

Então, o descanso e os hábitos saudáveis contribuem para um ciclo menstrual com menos desconforto.

Fonte: ginecologista Dr. Patrick Bellelis

Foto: Shutterstock

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