Confira 6 dicas para se manter hidratado em casos de dengue

Uma vez diagnosticado, o tratamento da dengue baseia-se, principalmente, na hidratação oral e deve ser iniciada tão logo detecte-se os primeiros sintomas

Manter uma hidratação controlada em casos de dengue ( doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti) é fundamental.  

Em 2020 o Brasil registrou mais de 979 mil2 casos de dengue, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Apesar da pandemia da Covid-19 ter mudado e muito a rotina das pessoas nesse ano, a dengue continua exigindo cuidados constantes.

Assim, a taxa de incidência em 2020 foi de 466,2 casos por 100 mil habitantes.

Tratamento

Uma vez diagnosticado, o tratamento baseia-se, principalmente, na hidratação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação oral é fundamental para tratar os casos de dengue e deve ser iniciada tão logo detecte-se os primeiros sintomas.

Esses sintomas poder ser: febre alta, dor de cabeça ou no fundo dos olhos, fraqueza, dor intensa no corpo ou nas juntas, manchas vermelhas no corpo.

Também é essencial manter a hidratação durante todo o período que a pessoa apresentar febre e por até 24-48 horas após a febre baixar.

Além disso, o mais importante também buscar ajuda médica o quanto antes.

Confira 6 dicas para a reidratação de pessoas com dengue

  1. Mantenha a pessoa sempre bem hidratada até o resultado dos exames, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
  1. A desidratação pode tornar a maioria das pessoas irritáveis e letárgicas, mas os sintomas podem variar de idade para idade. Os adultos podem apresentar tontura ou sentir sede, dor de cabeça, constipação ou pele seca e a urina pode ser mais escura e concentrada do que o normal, geralmente transparente ou de cor amarela muito clara.
  1. Previna-se incluindo nutrientes que estimulam a hidratação, como eletrólitos e carboidratos, capazes de auxiliar o corpo a absorver qualquer líquido. Os eletrólitos, como sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio são importantes, já que são indispensáveis para nervos e músculos saudáveis. Além disso, todos esses eletrólitos podem ser perdidos na transpiração.
  1. Nem todas as bebidas oferecem os componentes necessários para uma hidratação adequada. O soro caseiro, por exemplo, apresenta uma proporção de 1:200 na relação sódio: glicose. A água de coco tem proporção de 1:240 e o suco de maçã 1:40. Pedialyte é o produto ideal para promover recuperação em casos de desidratação, pois possui a proporção adequada de sódio e glicose (1:1) em comparação a outras bebidas.
  1. A água é fundamental para regular a temperatura do corpo e a desidratação pode exacerbar uma febre existente. Nossos corpos são compostos de 2/3 de água, portanto, pequenas perdas no fluxo do corpo podem piorar o status de febre.
  1. Diarreia e vômito podem causar perda significativa e imediata de líquidos e eletrólitos. Soluções de eletrólitos orais, como o Pedialyte, são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aliviar os sintomas associados à desidratação relacionada à gastroenterite aguda, um dos sintomas da dengue

 

Fonte: Abbott

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário