Hoje uma empresa com centenas de lojas, a maior rede de farmácias do estado do Paraná e a sétima no ranking em número de pontos de vendas e faturamento do Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a Nissei começou sua história há 38 anos, em Curitiba (PR), de forma modesta.
A rede foi fundada pelo neto de imigrantes japoneses que se estabeleceram na região paranaense do Norte Pioneiro, Sergio Maeoka, que na década de 1970 se mudou com os pais e irmãos para a capital do estado.
Após acumular experiências em outras redes do ramo, nas quais passou por cargos de office boy, atendente e gerente, Maeoka decidiu abrir sua própria farmácia em 1986, quando teve a oportunidade de adquirir uma pequena loja de 40 metros quadrados (m²) no bairro curitibano das Mercês.
“Como o faturamento previsto era baixo e não daria conta do sustento da minha família, acabei montando uma pastelaria para ter capital de giro. Fui, então, aprender a fazer pastel, coxinha, salgados em geral. Eu gostava de cozinhar e precisava me especializar. A lanchonete ficava no Parolin, do outro lado da cidade, dica de um primo que tinha comércio lá e comentou que no bairro praticamente não havia opção de alimentação”, conta Maeoka.
Início da expansão
Poucos meses depois, o ponto das Mercês foi pedido pelo proprietário do imóvel e Maeoka acabou comprando a farmácia de um conhecido no centro da cidade, na rua Visconde de Nácar. Havia, contudo, um porém: ele não tinha o dinheiro à vista para concretizar o negócio.
“A solução foi dar um Chevette que eu tinha como entrada e parcelar o restante. Em razão da localização, o movimento era alto e o faturamento, muito bom. Éramos a única farmácia da região que aceitava tíquete alimentação”, lembra o empresário.
A segunda Nissei foi inaugurada apenas no início dos anos 1990, na Praça Rui Barbosa, também no centro da capital paranaense. Naquela época, Maeoka ainda se dividia entre as farmácias e a lanchonete. Os pastéis foram um suporte importante até a abertura da quarta loja da Nissei, quando os esforços passaram a ser concentrados integralmente no ramo farmacêutico.
De pai para filho
Desde 2020, Alexandre – filho de Sergio Maeoka – é o CEO da Nissei. Alexandre acumulou conhecimentos em diversas áreas da rede, como Tecnologia da Informação (TI), Logística e Recursos Humanos (RH), até se sentir pronto para assumir a gestão da companhia.
Formado em Engenharia da Computação, Alexandre nunca foi pressionado pelo pai para atuar no negócio, tanto que passou por outras empresas até decidir se dedicar à Nissei.
“Quando um negócio é novo, o fundador acaba sendo uma espécie de ‘Super-Homem’: é ele quem contrata, vende, pensa na propaganda. Mas conforme o tempo vai passando, é preciso profissionalizar, trazer gente de mercado para somar nos setores estratégicos. Mais do que manter a empresa funcionando, deve-se fazer com que ela cresça. Nos últimos anos, portanto, focamos na profissionalização da Nissei e fortalecemos a governança da rede”, comenta Alexandre.
Em 2024, a Nissei chegou a mais de 420 unidades, distribuídas em 116 municípios. No primeiro trimestre deste ano, foram inauguradas 28 lojas.
Planos futuros
A meta é seguir expandindo sua presença tanto no Paraná, estado no qual detém a liderança do setor farmacêutico, com uma participação de mercado de 18%, como em São Paulo, com 6% do market share, onde, no segundo semestre, o grupo vai inaugurar um centro de distribuição na região metropolitana da capital. Em Santa Catarina, a participação é de 4% no segmento.
Recentemente, a Nissei recebeu aporte de capital de R$ 180 milhões. O investimento será destinado, principalmente, ao resgate antecipado facultativo total das 2ª e 3ª debêntures. O montante, em conjunto com o realizado em dezembro de 2023, totaliza R$ 372 milhões.
Modelo drugstore
A Nissei foi pioneira no modelo de drugstore no Paraná, inspirado nas tradicionais drogarias dos Estados Unidos. Além de medicamentos, as lojas dispõem de um portfólio de higiene, beleza, perfumaria e mercearia, com produtos como chocolates, pães, bebidas diversas e petiscos. São mais de 18 mil itens disponíveis nas unidades da rede.
A rede possui seis marcas próprias, que somam mais de 100 produtos. A Aishy é dedicada aos cuidados com a pele; a Fresha é voltada à higiene íntima e a Cuidmais oferece produtos para mães e bebês. Já o Goood+ é voltado para os snacks, a Uni Buni Tê tem acessórios de beleza, cutelaria e banho, e a VIDUP possui polivitamínicos e suplementos.
A Nissei ainda oferece serviço farmacêuticos por meio Farmaclin, onde farmacêuticos clínicos especializados realizam atendimento individualizado e oferecem orientações e acompanhamentos em diversas áreas, como calendário de vacinas, exames preventivos, acompanhamento e controle de doenças.
A rede ainda conta com serviços de compre e retire, e-commerce, manipulação de medicamentos e com o Club de Vantagens, no qual os clientes cadastrados têm acesso a descontos exclusivos.
Fonte e fotos: Farmácias Nissei
Leia mais
Exclusivo: Nissei amplia mix com a categoria de alimentação rápida