
O varejo farmacêutico brasileiro segue em ritmo acelerado, impulsionado pelos medicamentos de prescrição, que movimentaram R$ 129,8 bilhões e registraram crescimento de 16,2%, entre o MAT 08/24 e MAT 08/25, segundo levantamento do Close-Up International, divulgado na 10ª edição do Close-Up Outlook, realizado em 16 de outubro, no Villa Blue Tree, em São Paulo (SP).

As classes terapêuticas que puxam esse crescimento são: diabetes/obesidade (41% de crescimento em valor), SNC – Sistema Nervoso Central (+12,6%), cardiovascular (+12%) e saúde íntima (15,4%), que inclui também saúde sexual, puxado pela tadalafila.

Dois fatores explicam esse desempenho no mercado de prescrição, de acordo com Christian Becker, General Manager Brasil do Close-Up International. O primeiro deles é o avanço expressivo dos medicamentos exclusivos, aqueles sem concorrência na molécula – como semaglutida e tirzepatida, indicados para obesidade e diabetes.
O segundo fator está ligado à maior complexidade dos tratamentos recomendados por médicos, reflexo do baixo índice vacinal no País. Esse cenário tem provocado uma migração do consumo de produtos OTC para medicamentos de prescrição.
Genéricos em alta
Nesse segmento de prescrição, os medicamentos de marca e genéricos se destacam. “O genérico por conta da pressão da inflação nos custos e também do nível de endividamento das famílias. A questão de vício nas bets já tem um impacto bastante relevante no orçamento familiar, sendo que classes CDE percebem isso de uma maneira mais relevante. E no momento de optar por algum gasto, seja de consumo, seja de saúde, ocorre essa migração para o genérico”, analisa Becker.
Além disso, o genérico está se tornando cada vez mais atrativo para as redes, porque entrega uma margem absoluta mais interessante comparada ao chamado medicamento trade – o medicamento de marca que tem um percentual de desconto superior a 50% e não é promovido junto à classe médica, de acordo com a classificação do Close-Up, perdendo atratividade e rentabilidade.
Top 10 medicamentos mais vendidos em farmácias
Neste ano, as vendas de medicamentos de prescrição estão concentradas em duas classes terapêuticas: diabetes/obesidade (oito produtos), na análise considerando valor; e hipertensão (quatro produtos), considerando volume de unidades vendidas.
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TOP 10 Medicamentos de Prescrição no canal farmácia (R$ consumidor) |
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| 1º | Wegovy |
| 2º | Forxiga |
| 3º | Ozempic |
| 4º | Mounjaro |
| 5º | Gliface XR |
| 6º | Rybelsus |
| 7º | Jardiance |
| 8º | Mecobe |
| 9º | Glyxambi |
| 10º | Puran T4 |
| Fonte: Close-Up Brasil 08/25 | |
No ranking das indústrias que mais se destacam na venda de medicamentos de prescrição nas farmácias brasileiras estão:
- 1º NC Farma
- 2º Eurofarma
- 3º Novo Nordisk
Foto: Shutterstock
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