fbpx

Conheça as vacinas contra gripe aprovadas para 2019

Conforme recomendação da OMS, vacinas da influenza sazonal são modificadas anualmente

Seis vacinas contra gripe (influenza) tiveram aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil, em 2019. Os produtos autorizados são os que fizeram a atualização das cepas do vírus da gripe, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Resolução RE 2.714, de outubro de 2018, da Agência. São eles:

  • Fluarix Tetra (GlaxoSmithKline Brasil)
  • Influvac (Abbott Laboratórios do Brasil)
  • Influvac Tetra (Abbott Laboratórios do Brasil Ltda)
  • Vacina influenza trivalente – fragmentada e inativada (Instituto Butantan)
  • Vacina Influenza Trivalente – subunitária, inativada (Medstar Importação e Exportação Eireli)
  • Vaxigrip (Sanofi-Aventis Farmacêutica)

Composição das vacinas contra gripe

As vacinas da influenza sazonal são geralmente modificadas a cada ano, para proteção contra as cepas virais de gripe em circulação. Normalmente, a OMS divulga, no mês de setembro, a recomendação das cepas de vírus influenza que devem ser utilizadas na produção das vacinas para o hemisfério sul, para uso no ano seguinte.

Veja Mais

Por isso, em conformidade com as determinações da OMS e com a Resolução RDC 151/2017, todos os anos a Anvisa publica uma resolução que define a composição das vacinas influenza que serão utilizadas no ano seguinte.

As vacinas influenza trivalentes a serem usadas no país, neste ano, devem conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação e devem observar as seguintes especificações:

  • Um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09
  • Um vírus similar ao vírus influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2)
  • Um vírus similar ao vírus influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87)

As vacinas influenza quadrivalentes, contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B, deverão conter um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013 (linhagem B/Yamagata/16/88), adicionalmente aos três tipos de cepas especificadas acima.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Cimed projeta 50 lançamentos para 2019

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário