Consulta pública avalia incorporação de tratamento para mieloma múltiplo no SUS

Contribuições da sociedade podem fazer com que os pacientes que sofrem com tipo de câncer de sangue tenham acesso gratuito à nova terapia

Está aberta, até o dia 27 de julho, a Consulta Pública (CP) SCTIE nº 45/2022, que avalia a inclusão de carfilzomibe no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de mieloma múltiplo. O medicamento é indicado para tratar pacientes com mieloma múltiplo que receberam pelo menos uma terapia prévia1.

A saber, a participação no processo é aberta ao público em geral, médicos e profissionais de saúde.

A partir das contribuições, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão responsável por definir as terapias e procedimentos ofertados pelo SUS, irá avaliar a proposta de incorporação do tratamento para mieloma múltiplo nos serviços públicos de saúde2.  

Links  

A Consulta Pública SCTIE nº 45/2022 que avalia a inclusão do carfilzomibe para o tratamento do mieloma múltiplo no SUS está disponível para o público em geral pelo link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-45-2022-opiniao-carfilzomibe.

A participação de profissionais também é aberta e pode ser feita pelo endereço: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-45-2022-tecnico-cientifico-carfilzomibe.

Estima-se que o mieloma múltiplo atinja quatro a cada cem mil brasileiros, o que representa aproximadamente 7.600 novos casos por ano. Nos Estados Unidos (EUA), nesse mesmo período, são diagnosticados 19 mil casos3

A Consulta Pública 

A Consulta Pública (CP) é uma ferramenta usada pela Administração Pública para obter informações e avaliar o entendimento da sociedade sobre um tema.

O objetivo da CP é ampliar a discussão que envolve o tema que está sendo avaliado para o embasamento de decisões sobre a definição de políticas públicas.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), responsável por realizar a participação da sociedade no processo de tomada de decisão para a inclusão de medicamentos e outras tecnologias no SUS, disponibiliza suas recomendações em consulta pública por um prazo de 20 dias. Em situações de urgência, esse prazo, excepcionalmente, pode ser reduzido para dez dias4

Mieloma Múltiplo (MM) 

O mieloma múltiplo (MM) é um tipo de câncer do sangue que afeta o sistema hematológico, resultando em complicações principalmente renais e esqueléticas.

A doença acarreta problemas como: anemia, coagulação anormal, imunossupressão e hiperviscosidade e infecções recorrentes e, nos rins, como quadros de espuma na urina e insuficiência renal, podendo levar à diálise5-6.

São comuns ainda comprometimentos ósseos, como as lesões líticas, geralmente os ossos mais afetados são: crânio, coluna vertebral, costelas, pélvis, caixa torácica e ossos longos7, além de episódios de dor e imobilidade, o que impacta a qualidade de vida7.

Dados de uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), mostram que, após os primeiros sintomas, 26% dos pacientes levam mais de um ano para procurar um médico e 28% levam mais de um ano para serem encaminhados ao médico especialista (hematologista ou oncologista).

Também após os primeiros sintomas, 33% dos pacientes levam de 3 a 6 meses para receber o diagnóstico e 29% mais de um ano, respectivamente, para receber o diagnóstico8.

Referências

 1 – Bula carfilzomibe. Aprovada pela Anvisa em 10/05/2021. Atualizada em 01/10/2021.  

 2 – CONITEC. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Consultas Públicas. Disponível em: http://conitec.gov.br/consultas-publicas . Acesso em 7/06/2022. 

 3 – Revista Abrale/ “Pacientes de Mieloma Múltiplo, queremos falar com você”/disponível em:https://revista.abrale.org.br/paciente-de-mieloma-multiplo-queremos-falar-com-voce/. (Acesso em 7/06/2022). 

 4 – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS http://conitec.gov.br/consultas-publicas#cp.(Acesso em 7/06/2022). 

 5 – Yang P, Qu Y, Wang M, et al. Pathogenesis and treatment of multiple myeloma. MedComm (2020). 2022 Jun 2;3(2):e146.    

 6 – https://issuu.com/international-myeloma-foundation/docs/concise-review-en?fr=sOWM1NzQ2MzkwMTY 

 7 – https://www.themmrf.org/wp-content/uploads/MMRF_Brochure_Disease-Overview_092017.pdf 

 8 – Revista Abrale. Os desafios do diagnóstico do mieloma múltiplo. Disponível em: https://revista.abrale.org.br/os-desafios-do-mieloma-multiplo/. (Acesso em 7/06/2022).  

 O disclaimer a ser inserido é SC-BRA-CARFILZOMI-00449 | Aprovado em julho de 2022 | Material informativo e institucional sobre a Amgen Brasil destinado ao público leigo. 

Pesquisa revela que o mieloma múltiplo afeta as atividades diárias de 62% dos pacientes 

Fonte: Amgen

Foto: Shutterstock

 

Deixe um comentário