De acordo com as buscas na literatura, inicialmente, é necessário o esclarecimento dos medicamentos citados
Autor: Maria Aparecida Nicoletti
Analisando-se as informações descritas, a seguir, em bula do medicamento de referência contendo meloxicam e, também, do medicamento de referência contendo nimesulida, não é aconselhável o uso concomitante de meloxicam e nimesulida. a) Fármaco: meloxicam O fármaco meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite aliviando a dor e a inflamação. Age inibindo preferencialmente o funcionamento da enzima responsável pela inflamação COX-2, e da COX-1 em menor extensão. O meloxicam não deve ser usado se a pessoa tiver úlcera ou perfuração gastrintestinal ativa ou recente; doença inflamatória intestinal ativa (doença de Chron ou colite ulcerativa);…
O ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatório não esteroide (AINE) indicado para o alívio temporário da febre e de dores de intensidade leve a moderada como cefaleia, lombalgia, de gripes e resfriados comuns, dor de dente, dores musculares, dismenorreia e de artrite segundo descrito em bula. Saliente-se que o ibuprofeno é derivado do ácido fenilpropiônico e sua ação é atribuída à inibição da cicloxigenase e, consequentemente, da síntese de prostaglandinas. Para a sua utilização deve se levar em conta a relação risco-benefício antes do início de sua utilização para indivíduos nas seguintes condições: história de doença ulcerosa péptica, sangramento ou perfuração…
Antes de esclarecer a dúvida sobre tomar aciclovir ou não, inicialmente é preciso diferenciar herpes simples de herpes-zoster: Herpes simples é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo. A herpes-zoster é uma doença infecciosa causada pelo vírus varicela-zoster – o mesmo responsável pela catapora. Portanto, Herpes-zoster é um vírus chamado Varicela-zoster e que não deve ser confundido com o vírus do herpes simples. O Varicela-zoster é o agente de duas…
O conceito de interação medicamentosa está fundamentado ao acontecimento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados quando associado a outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental, sendo que essas interações podem ser físico-químicas, interações farmacocinéticas ou interações farmacodinâmicas, indução enzimática e inibição enzimática. O hemifumarato de quetiapina pertence a um grupo de medicamentos denominado de antipsicóticos, os quais melhoram os sintomas de alguns tipos de transtornos mentais como esquizofrenia e episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar. Em relação às interações com o fármaco quetiapina, segundo a base científica de dados…
Adoless® é indicado na prevenção da gravidez. É um contraceptivo oral que combina dois hormônios, o etinilestradiol e o gestodeno. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais. Os contraceptivos orais combinados, como Adoless®, que possuem dois hormônios em sua composição, agem por supressão das gonadotrofinas, ou seja, pela inibição dos estímulos hormonais que levam à ovulação. Embora o resultado primário dessa ação seja a inibição da ovulação, outras alterações incluem mudanças no muco cervical (que aumenta a dificuldade de entrada do esperma no útero) e no endométrio (que reduz a probabilidade de implantação…
Segundo informação constante em bula, o medicamento Temodal® (que contém o fármaco temozolomida) é indicado para o tratamento de pacientes com: um tipo de tumor cerebral chamado glioblastoma multiforme, recém-diagnosticado, em tratamento combinado com radioterapia, seguido de tratamento com Temodal® isoladamente (monoterapia); tumores cerebrais como glioma maligno, glioblastoma multiforme ou astrocitoma anaplásico, que apresentam recidiva ou progressão após tratamento padrão. O medicamento também é indicado no tratamento de pacientes com melanoma malignometastático. É um medicamento que age contra tumores e sua atividade se inicia logo após as primeiras doses administradas. Para a fundamentação da resposta serão considerados alguns conceitos estabelecidos…
O tratamento das feridas cutâneas inclui métodos clínicos e cirúrgicos, sendo o curativo um dos tratamentos clínicos mais frequentemente utilizados. É importante salientar que a escolha do curativo a ser utilizado deve ser baseada no conhecimento das bases fisiopatológicas da cicatrização e da reparação tecidual, sem nunca esquecer o quadro sistêmico do paciente. As feridas podem ser agudas ou crônicas, de acordo com o tempo de reparação tissular. Também podem ser classificadas de acordo com a causa, presença ou ausência de microrganismos, presença ou ausência de ruptura no tecido superficial (abertas ou fechadas). As feridas crônicas são aquelas que apresentam…
Um idoso sadio que apresente, por exemplo, duas evacuações ao dia e passa a ter três ou quarta na semana não deve ser considerada uma situação normal para a “idade”. Apesar de que essa diminuição da frequência de evacuação não ser normal ao idoso, as múltiplas doenças que são prevalentes nessa população e muitos dos medicamentos frequentemente usados por esses indivíduos têm como característica lentificar (deixar lento) o funcionamento do intestino. Considera-se um quadro típico de obstipação intestinal, quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo. Os restos da…
O aciclovir é indicado para: o tratamento de Herpes zoster; o tratamento e a recorrência (reaparecimento) das infecções de pele e mucosas causadas pelo vírus Herpes simplex; a prevenção de infecções recorrentes causadas pelo vírus Herpes simplex (supressão). Aciclovir também é indicado para pacientes seriamente imunocomprometidos. Estudos têm demonstrado que o tratamento precoce de Herpes zoster com aciclovir produz efeito benéfico na dor. Ele pode, igualmente, reduzir a incidência de neuralgia pós-herpética (dor associada ao Herpes zoster). Apresenta-se nas formas farmacêuticas comprimido, creme dermatológico, pomada oftálmica e injetável. O aciclovir é um nucleosídeo sintético, análogo da purina, com atividade inibitória…