PDV

Consultório farmacêutico: 5 pontos a considerar na implantação

Acompanhe as dicas e faça o download gratuito de uma ferramenta que pode ajudar na escolha do serviço farmacêutico que se pode prestar

Para um cliente de farmácia, um consultório farmacêutico que contemple bom atendimento e infraestrutura significa acolhimento.

Aliás, essas são qualidades rapidamente percebidas e que justificam, inclusive, no preço cobrado pelos serviços.

Pensando nos serviços farmacêuticos, o consultório ou sala de atendimento onde eles são realizados, deve ser implementado com a estrutura básica considerando todos os pontos necessários para seu funcionamento com segurança e qualidade.

Diante deste desafio, a equipe da Clinicarx preparou, especialmente para o portal Guia da Farmácia, 5 pontos a considerar na implantação do consultório farmacêutico.

Após a leitura, faça o download gratuito de um arquivo em Excel que pode ajudar na escolha dos serviços que podem ser prestados pela farmácia, com base nas orientações do programa Assistência Farmacêutica Avançada, desenvolvido pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Por meio dele, em cada um dos programas sugeridos – Colesterol, Diabetes, Tabagismo, Parar de Fumar, Obesidade, Autocuidado, Revisão da Medicação e Hipertensão -, será possível entender:

  • A definição da ação;
  • Por que implementá-la;
  • Importância do farmacêutico;
  • E o que a farmácia pode fazer em cada um deles.

A saber, acompanhe esse conteúdo e as dicas a seguir e comece a criar a melhor estratégia para o seu consultório farmacêutico.

1. Escolha o serviço

consultório farmacêutico serviços

Para iniciar a implantação da sala para serviços farmacêuticos, você deve considerar primeiramente quais serviços sua farmácia pode e vai oferecer.

Para tanto, explore e descubra como está a oferta deles está de acordo com o seu estabelecimento, funcionários e capacidade.

Nesse sentido, faça o download gratuito do material desenvolvido pelo Guia da Farmácia com base nas informações da Assistência Farmacêutica Avançada e tenha base para essa tomada de decisão.

2. Crie processos de gestão

O gerenciamento do dia-a-dia das consultas, a agenda, o registro em prontuário e o acompanhamento dos resultados devem ser considerados. Essa é a parte de gestão da prática.

Ademais, você precisa decidir como será esse gerenciamento, com formulários em papel e arquivos em pasta suspensa, ou levar esse modelo manual para o computador, com pastas com nomes de pacientes e arquivos em Excel ou Word.

Porém, um sistema informatizado e intuitivo simplifica e otimiza o processo. Além disso, é capaz de arquivar toda a informação e dados de pacientes, conectar seus farmacêuticos e lojas, reduzir custos e riscos.

3. Esteja atento às normas para o consultório farmacêutico

A Lei no 13.021 de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, é a que autoriza esses profissionais a prescrever medicamentos não tarjados.

Igualmente, ela autoriza os farmacêuticos na recomendação de tratamentos e acompanhamento do paciente. Assim, essas normas revolucionaram a atuação e conduta dos profissionais, demandando maior qualificação e trazendo liberdade para a prática farmacêutica.

4. Desenvolva a infraestrutura adequada

A estrutura física do atendimento no consultório farmacêutico é imprescindível. Aliás, sistemas e equipamentos necessários para a prática e oferta dos serviços que você optou por oferecer são pontos que precisam estar no papel, de acordo com os procedimentos operacionais de testes e exames.

5. Considere o serviço de maneira estratégica

Agora vamos para a fase de testes e operação! Decerto, o teste inicial serve para refinamento de procedimentos, familiarização, aumento da confiança, conforto e convicção das decisões tomadas até então.

Assim, após esse momento de teste, é preciso analisar os primeiros resultados, financeiros, práticos, e como operacionalizar a partir disso.


Pronto! Com toda a certeza, você já sabe quais os primeiros pontos essenciais para estruturar e padronizar, comece a oferecer mais aos seus clientes!

Fontes: Clinicarx, Assistência Farmacêutica Avançada e Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Farmácias clínicas: acesso à atenção básica de saúde

Deixe um comentário