Consumidor pós-pandemia valoriza mais marcas com responsabilidade ESG

A crise sanitária não trouxe apenas uma evolução tecnológica, mas uma mudança de mindset

A Teads, plataforma global de mídia, acaba de divulgar, em parceria com a GWI, a Mobile Intender Study — um estudo global desenvolvido em 17 países, realizado com potenciais compradores de smartphone.

Os dados gerais indicam que os consumidores de telefones celulares ainda são influenciados pelas atualizações tecnológicas dos dispositivos, mas as decisões financeiras e ambientais estão desempenhando um papel cada vez maior no ciclo de compra, aumentando a busca por produtos que tenham menos impacto no planeta e durem mais tempo uma vez que tenham sido produzidos, e que já não possuem fidelidade à alguma marca.

No recorte Brasil, quando perguntados sobre sustentabilidade, 68% disseram que pagariam mais por produtos ecologicamente corretos, 71% afirmaram que queriam que as marcas fossem socialmente responsáveis e/ou ecologicamente corretas e 71% que a durabilidade também era uma característica importante.

De acordo com o Managing Director da Teads no Brasil, Paulo Itabaiana, “o mercado de telefonia móvel enfrenta um momento em que os compradores ainda valorizam características de hardware e software para a escolha de seus aparelhos, mas passam a considerar também o custo-benefício e a responsabilidade social e ambiental das empresas. Um produto que reforce a credibilidade da mensagem deve ser levado em consideração para manter a fidelidade dos usuários no Brasil”.

Além disso, 84% dos entrevistados considerariam mudar de fabricante – indicando baixa fidelidade à marca, com Millennials (86%), GenZ (82%) e GenX (81%) sendo os mais propensos à troca. Este é outro fator que já apontava uma mudança de perfil do consumidor e alertou as marcas ainda antes da pandemia: a geração Z, tida como os nascidos entre 1997 e 2010, adquirindo poder de compra e quais seus hábitos de consumo, uma vez que esta é a primeira geração de nativos digitais, que cresceram com hábitos tecnológicos.

Especialistas concluem que teremos uma ascensão exponencial de consumidores que esperam agilidade, comodidade e praticidade.

Para eles, a nova audiência procurará por personalização, assim como marcas que agreguem valor aos produtos, mesmo sob um custo maior, desde que com uma entrega consistente de ética e propósito.

Metodologia

A Teads encarregou a GWI de realizar uma pesquisa em 17 mercados com foco em potenciais compradores de smartphone.

Foram pesquisadas 7.785 intenções de compra de smartphones (comprar ou atualizar nos próximos 12 meses), entre as idades de 18-54 anos. Os resultados foram sincronizados com o GWI Core para fornecer insights para o público de potenciais compradores de smartphone em mais de 40.000 pontos de dados.

Os mercados pesquisados foram: Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, México, ME (EG, KSA, UAE), Países Baixos, Polônia, Reino Unido, România e Suíça.

Fonte: Teads

Foto: Shutterstock

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