Focada em ajudar os profissionais da área de saúde, a Contento Comunicação acaba de lançar um novo site: www.equivalentes.com.br, para a consulta de medicamentos similares equivalentes. O site lista o nome do medicamento de referência, seu princípio ativo, similar equivalente, laboratório e concentração da forma farmacêutica. Para encontrar o que busca, o profissional necessita somente do nome do similar, referência ou princípio ativo.
Além disso, traz informações sobre as diferenças entre medicamentos de referência, similares e genéricos; legislação; intercambialidade; e perguntas frequentes sobre o vasto assunto.
Os medicamentos equivalentes são aqueles que possuem o mesmo princípio ativo e em igual quantidade, forma farmacêutica e via de administração que o medicamento de referência. Porém, ao contrário dos medicamentos genéricos, os similares possuem marca e nomes próprios.
A implantação dos chamadas “similares equivalentes” ou “similares intercambiáveis” tem por objetivo elevar a concorrência no País entre os fabricantes de medicamentos, barateando o custo do tratamento farmacológico a todos os brasileiros.
A mudança impôs testes mais rigorosos de bioequivalência farmacêutica, biodisponibilidade e bioisenção aos medicamentos similares que já estavam no mercado, elevando a segurança aos consumidores e garantindo eficácia no tratamento para quem optar pela intercambialidade no ato da compra.
Dentro dos estabelecimentos, a mesma prescrição médica que permite a compra de um medicamento de referência passou a viabilizar a aquisição do similar.
A expectativa dos governo é a de que os medicamentos similares equivalentes devem baratear o preço para a população, como aconteceu com os genéricos.