Coperfarma investe na digitalização da rede

Confira os projetos e planos da rede

A rede de farmácias Coperfarma atualmente possui 67 unidades espalhadas na sua grande maioria no estado do Paraná e com atuação também em Santa Catarina. “Embora o foco atual seja o estado do Paraná, temos pretensões futuras em expandir para o estado do Mato Grosso do Sul e ampliar o número de lojas no estado de Santa Catarina”, pontuou o gerente geral da rede Coperfarma, Julio Ricardo Benitez.

Para este ano, a rede planeja abrir outras lojas, todas no eixo: Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Coperfarma

A rede já disponibilizava o serviço de entrega a domicilio antes da pandemia e é possível contatar a farmácia mais perto de você através do número de Whatsapp de cada unidade.

Pandemia do novo coronavírus

Contudo, o novo coronavírus trouxe diversas mudanças nas lojas. “Por uma necessidade de preservar a saúde dos colaboradores, clientes e fornecedores, além de atender as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as farmácias passaram a adotar o distanciamento social em suas dependências com o uso de faixas, além de aumentar a distância entre o balcão e o cliente. Em todas as lojas o cliente tem acesso ao álcool gel para antissepsia tanto na entrada como na saída do estabelecimento e nossos colaboradores adotaram o uso da máscara em tempo integral”, destacou Benitez.

Coperferma interior

O executivo destaca que as farmácias da Coperfarma sempre estiveram próximas de seus clientes. “Esta é uma característica que nos diferencia e muito dos grandes players, pois conseguimos criar vínculo com os clientes através dessa pessoalidade aliada a ferramentas gerenciais de fidelização, tal como o Programa de Estratégias Competitivas (PEC)  da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar)”, pontuou Benitez.

Shopper Coperfarma

A rede também notou uma mudança recente no comportamento do consumidor. “Nós enxergamos uma mudança no dia a dia, principalmente quando analisamos o desempenho do mercado, nota-se um crescimento mais pujante nas categorias de fitoterápicos, alimentos, vitaminas em geral e nutricosméticos. Entretanto, as licenças desses produtos são realizadas por órgãos diferentes, alguns registrados no Ministério da Saúde e outros no Ministério da Agricultura, o que dificulta entender no momento da compra quais os custos finais que serão incididos na comercialização desses produtos ao consumidor final. Portanto, percebemos esse reflexo nas vendas e a todas as nossas lojas estão trabalhando nossas parcerias comerciais e avaliando individualmente seu mix de produtos, de acordo com dados de mercado aferidos através das principais empresas de auditoria (IQVIA e Close-Up) versus sua demanda local”, explicou o empresário.

rede coperfarma

Digitalização do ponto de venda

Além disso, a Coperfarma tem atuado atenta a modernização do shopper. “Há tempos estamos de olho nos canais digitais. Enxergamos esse processo de um modo um pouco diferente, onde iniciamos a estruturação da organização de dentro para fora. Antes de sair correndo atrás de qualquer mudança para atender essas demandas, é preciso garantir que a retaguarda esteja preparada. Não se trata apenas de falar com esse consumidor digital, mas o que falar, como falar e de que forma atender”, afirmou.

Desse modo, a rede vem ampliando o time de colaboradores desde 2016 e neste ano investiu na expansão do departamento de marketing. “Nosso desafio agora é concentrar as ações certas para esse público em cada uma das regiões onde atuamos, transformando tudo isso em melhores resultados a todos os nossos associados. As ações mais recentes foram: atualizamos nosso site com um layout mais moderno e intuitivo, unificamos todas as farmácias da rede no Google onde estamos investindo em campanhas centralizadas, modificamos o foco nas mídias sociais para que tenhamos maior engajamento dos consumidores, firmamos parcerias com meios de pagamento digitais, como PicPAy e estamos nesse momento experimentando o encarte 100% digital”, explicou Benitez.

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Coperfarma  

 

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Sobre o colunista

Deixe um comentário