CoronaVac tem eficácia de 78% na prevenção da Covid-19

A vacina também se mostrou 100% eficaz na prevenção de casos graves da doença

O governo de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (7) que a Coronavacvacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, tem 78% de eficácia.

A promessa é que, ainda nesta quinta, o instituto solicite à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para uso emergencial do imunizante.

Representantes dos dois órgãos se reuniram nesta manhã.

O governo João Doria também informou que o imunizante apresentou 100% de eficácia na prevenção de casos graves da doença.

O que já foi antecipado pelo governo de São Paulo é que a eficácia de 78% foi na redução de casos leves e/ou que exigiram atendimento ambulatorial.

Já para casos moderados, graves e/ou que exigiram internação hospitalar, a proteção foi de 100%.

No entanto, a gestão João Doria disse não poder revelar o índice exato de eficácia e outros dados do estudo por uma regra do contrato com a Sinovac.

Liberação da Anvisa

Assim, com a apresentação dos resultados finais, a previsão é que a Anvisa leve até dez dias para analisar o pedido de autorização para uso emergencial.

Caso a solicitação seja aprovada, portanto, a gestão João Doria poderá iniciar a campanha de vacinação na data anunciada: 25 de janeiro.

A saber, o Butantã já informou, em outras ocasiões, que o pedido de registro seria formalizado também na China assim que os resultados finais fossem divulgados.

Caso isso se concretize e a agência regulatória chinesa dê o aval à Coronavac antes do órgão brasileiro, o governo paulista pretende, então, apelar para lei federal que determina prazo de 72 horas para manifestação da Anvisa sobre o uso de produtos importados aprovados em outras agências regulatórias do mundo, como a chinesa.

Governo de São Paulo apresenta detalhes do Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus 

Fonte: Estadão

Foto:  Diário de Pernambuco / Divulgação Governo de SP

 

Deixe um comentário