fbpx

Coronavírus: como se proteger?

Entenda como se higienizar corretamente caso precise ir na rua, como higienizar a casa e quanto tempo o coronavírus permanece nas diferentes superfícies

Durante a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, a recomendação é clara: se você pode, fique em casa.

Contudo, mesmo em isolamento social, muitas dúvidas surgem sobre como se proteger.

Aqui você entenderá como se higienizar corretamente caso precise ir na rua, como higienizar a casa, quanto tempo o vírus permanece nas diferentes superfícies e diversas outras informações para a sua proteção e a dos seus familiares. Confira!

O que é o coronavírus?

O coronavírus pertence à família de vírus chamada Coronaviridae. Ele tem representantes que vão desde um vírus simples de gripe até doenças de maior risco à saúde humana, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Leia mais em: Coronavírus: o que é, como se espalha e como tratar

Como ocorre a transmissão?

O vírus possui uma estrutura extremamente frágil. É apenas um filamento de RNA envolvido por uma película lipoproteica, ou seja, uma fina membrana esférica de gordura e proteína, muito fina. Ao ar livre o vírus desidrata, seca e morre.

Para que ocorra a transmissão, o coronavírus necessita sair da pessoa infectada e entrar pela boca, nariz ou olhos da vítima sadia.

Mesmo sendo muito pequenos os vírus possuem algum peso e a tendência é cair assim que saem através de uma tosse, um espirro, enquanto as pessoas falam, ou mesmo através da respiração da pessoa doente.

lavar as mãos

Como se proteger do novo coronavírus?

  1. Isolamento social
    As pessoas não devem se aproximar ou encostar umas nas outras. A pessoa infectada pode não apresentar sintomas mas está produzindo trilhões de vírus em seu organismo e esses vírus saem através da respiração.

    2. Higiene correta
    Ao usar o transporte público durante uma epidemia, suas roupas e cabelos entrarão em contato com o vírus. Se eles atingirem a mucosa dos olhos, da boca ou do nariz, a pessoa será infectada.
    Desse modo, evite passar os dedos nos olhos, na boca e no nariz. Ao chegar em casa, evite tocar em qualquer objeto ou interagir com qualquer pessoa antes de realizar a seguinte higiene:

  • Tire os sapatos na porta de casa.
  • Lave as mãos.
  • Retire a roupa utilizada durante o dia e coloque-a para lavar.
  • Tome banho e lave os cabelos.
  • Limpe com produtos com álcool qualquer superfície que tenha tocado ao chegar em casa.
  1. Uso de máscaras

Se você está com sintomas de gripe, como tosse, congestão nasal, espirros ou coriza, utilize máscara ao sair de casa.

Quais outras dicas posso seguir para me proteger do coronavírus?

  • Ao tocar maçanetas, torneiras ou qualquer superfície lisa onde outras pessoas tocaram antes, não toque nos olhos, no nariz ou na boca e lave as mãos o quanto antes.
  • Mantenha sua casa restrita a sua família mais íntima e não receba visitas durante a quarentena.
  • Se possível durmam em cômodos diferentes da casa.

coronavírus o que fazer

É possível matar o vírus com desinfetante?

Sim. O vírus é altamente vulnerável a qualquer desinfetante, água sanitária, ou outros produtos de limpeza com álcool. As autoridades recomendam a população o uso do álcool gel 70°, que contém 70% de álcool e 30% de água. Álcoois acima de 70º não são recomendados porque são altamente inflamáveis e podem causar acidentes.

Já o álcool 46°, apesar de mais franco, também pode ser utilizado na limpeza das superfícies.

Quanto tempo o vírus sobrevive em cada superfície?

Foi constatado que o vírus se mantém vivo por períodos de tempo diferentes, variando de acordo com a superfície em que ele está.

Se o vírus cair em um local exposto a luz solar, seu tempo de vida cai para alguns minutos.

Contudo, de acordo com o Medscape, em superfícies como madeira, vidro, plástico e papel, o vírus pode permanecer vivo por até cinco dias.

Já no cabelo e nas roupas, estimasse que ele sobreviva por cerca de seis horas.

Conclusão

O novo coronavírus é altamente contagioso e atitudes simples como lavar as mãos, ficar em casa e evitar tocar o rosto, são grades aliadas na prevenção.

Ainda não existe um tratamento específico para o vírus, por isso, a prevenção continua sendo a melhor opção.

Leia também: Novo coronavírus movimenta farmácias e tem impacto no setor

 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

 

Sobre o colunista

Victoria Nascimento

Deixe um comentário