HPC

Coty inicia a produção de fragrâncias feitas com etanol capturado por carbono

A novidade, promovida em parceria com a LanzaTech, deve chegar às lojas nos próximos meses

A Coty, uma das maiores empresas de beleza do mundo e com portfólio de icônicas marcas em fragrâncias, iniciou globalmente a produção dos primeiros perfumes feitos a partir do etanol capturado por carbono. A fabricação começou antes do previsto, na unidade da companhia localizada na cidade de Granollers, Espanha. A expectativa é que os primeiros perfumes cheguem às lojas nos próximos meses. A iniciativa faz parte do plano da Coty de promover a integração do etanol sustentável ao seu portfólio de perfumes até o final do próximo ano.

A fabricação das fragrâncias pela Coty tem como base a utilização do etanol CarbonSmart™, produzido pela empresa LanzaTech, líder no fornecimento de ingredientes sustentáveis a partir da captura e fermentação do CO² emitido pela atividade industrial antes de ser liberado na atmosfera. A fábrica da Coty em Granollers recebeu em janeiro a primeira entrega, que totalizou mais de 20 toneladas métricas de etanol capturado por carbono. A parceria entre as duas empresas foi anunciada em março do ano passado.

Novas fragrâncias da Coty

O etanol é o principal ingrediente utilizado em volume para a produção de fragrâncias da Coty. Ao transformar o carbono em uma nova fonte de etanol, a Coty e a LanzaTech desenvolveram soluções inovadoras voltadas à redução do impacto ambiental da indústria da beleza. O etanol capturado por carbono envolve quase zero consumo de água e reduz a necessidade de terras agrícolas, limitando o impacto da Coty na biodiversidade e reduzindo as emissões de carbono da empresa relacionadas à produção de fragrâncias.

Quem está à frente deste projeto na Coty é a recém-nomeada diretora científica, dra. Shimei Fan, que ingressou na empresa no mês passado. Fan aproveitou para destacar a novidade: “O lançamento acelerado de fragrâncias da Coty feitas com etanol a partir da captura de carbono representa o avanço inovador em sustentabilidade pelo qual me juntei à empresa”.

Metas

“Este empolgante passo à frente na jornada de sustentabilidade da Coty demonstra nossa capacidade de atender e superar as ambiciosas metas que estabelecemos para o futuro na frente de sustentabilidade. Estamos no caminho de integrar o etanol capturado por carbono na maior parte de nosso portfólio de fragrâncias antes de nossa ambiciosa meta de 2023, colocando a Coty na vanguarda da inovação em fragrâncias sustentáveis. Estou ansiosa por muitas outras realizações à medida que continuamos a cumprir nossa estratégia de sustentabilidade”, explica Fan. 

Os cientistas da Coty trabalharam em conjunto com profissionais da LanzaTech e parceiros por dois anos para desenvolver um etanol sustentável de alta pureza adequado para uso em fragrâncias. Esse etanol atende às rígidas especificações da Coty para uso em perfumaria e está em conformidade com produtos similares de forma a ser considerado um marco no desenvolvimento de fragrâncias.

“Estamos orgulhosos em realizar a nossa primeira entrega de etanol com captura de carbono para a Coty antes do previsto”, disse a dra. Jennifer Holmgren, CEO da LanzaTech. “Após dois anos trabalhando em conjunto para desenvolver um etanol de alta pureza adequado para uso em fragrâncias finas, também estamos entusiasmados em ver a Coty trazer ao mercado as primeiras fragrâncias distribuídas globalmente feitas a partir do etanol CarbonSmart™ de forma que os consumidores possam escolher produtos feitos de carbono reciclado”, diz a executiva.

Foto e fonte: Coty

Deixe um comentário