HPC

Coty inicia a produção de fragrâncias feitas com etanol capturado por carbono

A novidade, promovida em parceria com a LanzaTech, deve chegar às lojas nos próximos meses

A Coty, uma das maiores empresas de beleza do mundo e com portfólio de icônicas marcas em fragrâncias, iniciou globalmente a produção dos primeiros perfumes feitos a partir do etanol capturado por carbono. A fabricação começou antes do previsto, na unidade da companhia localizada na cidade de Granollers, Espanha. A expectativa é que os primeiros perfumes cheguem às lojas nos próximos meses. A iniciativa faz parte do plano da Coty de promover a integração do etanol sustentável ao seu portfólio de perfumes até o final do próximo ano.

A fabricação das fragrâncias pela Coty tem como base a utilização do etanol CarbonSmart™, produzido pela empresa LanzaTech, líder no fornecimento de ingredientes sustentáveis a partir da captura e fermentação do CO² emitido pela atividade industrial antes de ser liberado na atmosfera. A fábrica da Coty em Granollers recebeu em janeiro a primeira entrega, que totalizou mais de 20 toneladas métricas de etanol capturado por carbono. A parceria entre as duas empresas foi anunciada em março do ano passado.

Novas fragrâncias da Coty

O etanol é o principal ingrediente utilizado em volume para a produção de fragrâncias da Coty. Ao transformar o carbono em uma nova fonte de etanol, a Coty e a LanzaTech desenvolveram soluções inovadoras voltadas à redução do impacto ambiental da indústria da beleza. O etanol capturado por carbono envolve quase zero consumo de água e reduz a necessidade de terras agrícolas, limitando o impacto da Coty na biodiversidade e reduzindo as emissões de carbono da empresa relacionadas à produção de fragrâncias.

Quem está à frente deste projeto na Coty é a recém-nomeada diretora científica, dra. Shimei Fan, que ingressou na empresa no mês passado. Fan aproveitou para destacar a novidade: “O lançamento acelerado de fragrâncias da Coty feitas com etanol a partir da captura de carbono representa o avanço inovador em sustentabilidade pelo qual me juntei à empresa”.

Metas

“Este empolgante passo à frente na jornada de sustentabilidade da Coty demonstra nossa capacidade de atender e superar as ambiciosas metas que estabelecemos para o futuro na frente de sustentabilidade. Estamos no caminho de integrar o etanol capturado por carbono na maior parte de nosso portfólio de fragrâncias antes de nossa ambiciosa meta de 2023, colocando a Coty na vanguarda da inovação em fragrâncias sustentáveis. Estou ansiosa por muitas outras realizações à medida que continuamos a cumprir nossa estratégia de sustentabilidade”, explica Fan. 

Os cientistas da Coty trabalharam em conjunto com profissionais da LanzaTech e parceiros por dois anos para desenvolver um etanol sustentável de alta pureza adequado para uso em fragrâncias. Esse etanol atende às rígidas especificações da Coty para uso em perfumaria e está em conformidade com produtos similares de forma a ser considerado um marco no desenvolvimento de fragrâncias.

“Estamos orgulhosos em realizar a nossa primeira entrega de etanol com captura de carbono para a Coty antes do previsto”, disse a dra. Jennifer Holmgren, CEO da LanzaTech. “Após dois anos trabalhando em conjunto para desenvolver um etanol de alta pureza adequado para uso em fragrâncias finas, também estamos entusiasmados em ver a Coty trazer ao mercado as primeiras fragrâncias distribuídas globalmente feitas a partir do etanol CarbonSmart™ de forma que os consumidores possam escolher produtos feitos de carbono reciclado”, diz a executiva.

Foto e fonte: Coty

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário