Covid-19: Anvisa aprova terceiro estudo clínico para avaliar eficácia de medicamento

Novo protocolo de pesquisa com o uso de hidroxicloroquina tem foco em pacientes com sintomas leves de Covid-19

A EMS teve seu terceiro protocolo de pesquisa clínica sobre o uso da hidroxicloroquina no combate ao novo coronavírus aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Diferentemente dos outros dois estudos validados anteriormente e em andamento, este será voltado a pacientes com quadro leve da doença.

A pesquisa, que já havia recebido o aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), será coordenada pelo Hospital Oswaldo Cruz, dentro da Coalizão Covid-19 Brasil, formada pelos hospitais Israelita Albert Einstein, HCor, Sírio Libanês, Moinhos de Vento, Beneficência Portuguesa, Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNET) e BCRI. Cerca de 100 hospitais, públicos e privados, e 1.300 pacientes voluntários em todo o país devem ser recrutados.

O ensaio pretende avaliar a eficácia e segurança do medicamento hidroxicloroquina em pacientes ambulatoriais com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19, assim, com o intuito de prevenir a hospitalização e complicações respiratórias nesse grupo. A EMS está fornecendo todo o medicamento utilizado no estudo, além de doar R$ 200 mil aos projetos de pesquisa.

“Será um estudo clínico randomizado controlado, aberto, multicêntrico e nacional. Nosso objetivo, com essa terceira proposta, é verificar se a medicação atua no vírus ainda no princípio da infecção. Isso nos mostrará se, com a hidroxicloroquina, conseguiremos impedir que o quadro clínico do paciente piore. Assim, evitando internações. Isso será também um grande benefício diante de um cenário que pode se instalar de colapso de sistema de saúde”, avalia Roberto Amazonas, diretor Médico-Científico da EMS.

As primeiras análises de dados poderão ser feitas quando o ensaio atingir 33% dos pacientes e a segunda, após 66% de adesão. A conclusão será divulgada em apresentações em congressos e submetida para publicação em periódicos científicos em todo o mundo.

Medicamento contra a Covid-19: pesquisas em andamento

A EMS também está apoiando a realização de outros dois estudos clínicos que já estão sendo conduzidos pela Coalizão Covid-19 Brasil,  envolvendo pacientes voluntários diagnosticados com Covid-19 e com pneumonia moderada ou grave. Esses trabalhos têm avaliado a eficácia e segurança do uso da hidroxicloroquina isolada ou em associação à azitromicina (antibiótico utilizado no tratamento de infecções respiratórias) no tratamento desses pacientes e contam com 40 a 60 centros de pesquisa clínica participantes em todo o Brasil.

Para esses projetos de pesquisa, aprovados por Conep e por Anvisa, a EMS está fornecendo os medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina. A farmacêutica também está doando R$ 1,3 milhão para os projetos. Neste caso, serão incluídos cerca de mil pacientes, ao todo.

Foto: Shutterstock

Fonte: EMS

 

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Deixe um comentário