Covid-19: confira o preço estimado das mais avançadas vacinas em desenvolvimento

O preço das vacinas contra a Covid-19 estão cotados entre 3 e 145 dólares, dependendo do laboratório. Há 12 imunizantes em etapa final

O preço das vacinas contra a Covid-19 ainda não estão fechados. Porém, passados sete meses desde o início da pandemia, as empresas farmacêuticas  estão em franco de avanço para o desenvolvimento de um imunizante que neutralize o vírus.

Atualmente, são doze vacinas na fase mais avançada de desenvolvimento (a terceira etapa), dois deles, desenvolvidos pelas empresas Moderna e Pfizer,  já apresentaram resultados preliminares dos testes em voluntários que apontam eficácia de 94,5% e 90% respectivamente.

Acordos em relação aos preço das vacinas contra a Covid-19

Os preços a serem praticados para a venda desses medicamentos ainda não foram totalmente fechados, mas há valores iniciais.

A empresa de biotecnologia Moderna, por exemplo, anunciou que as doses teriam um custo entre 32 e 37 dólares (algo entre 171 e e 197 reais na cotação atual). Contudo, outro valor recentemente conhecido foi o do imunizante desenvolvido pela Sinovac Life Science, desenvolvido em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Em ofício assina pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o preço previsto para cada uma das 46 milhões doses orçadas era de 10,30 dólares (cerca de 55 reais).

Acordos firmados

Diante da emergência de saúde, pelo menos a Astrazeneca e a Johnson & Johnson, a frente de testes de imunizantes, se comprometeram a não obter lucro na disponibilização da vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson, que acaba de chegar à fase 3 de testes clínicos, custará em média 10 dólares (cerca de 53 reais) no acordo com o governo americano.

Pfizer e a BioNTec, firmaram um contrato de 1,95 bilhão de dólares com os Estados Unidos para fornecer 100 milhões de doses de sua vacina candidata baseada em mRNA, o que equivale a um custo de 19, 5 equivale a um custo de 19,5 dólares para cada unidade.

O CEO da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm, Liu Jingzhen, chegou a dizer que a vacina contra a Covid-19 chegará ao mercado a um custo inferior a 145 dólares pelo regime  de duas doses (cerca de 773 reais). Um valor muito mais alto do que o das outras candidatas.

Uns dos  acordos mais avançados para compra de vacinas internacionais no Brasil são o da vacina de Oxford (em parceria com a Astrazeneca), e da Sinovac Biotech, inicialmente pelo governo de São Paulo. O Ministério da Saúde afirmou que “todas as vacinas do mundo em fase avançada de estudos clínicos estão sendo analisadas.”

 

Fonte: Veja

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário