Covid-19: confira o preço estimado das mais avançadas vacinas em desenvolvimento

O preço das vacinas contra a Covid-19 estão cotados entre 3 e 145 dólares, dependendo do laboratório. Há 12 imunizantes em etapa final

O preço das vacinas contra a Covid-19 ainda não estão fechados. Porém, passados sete meses desde o início da pandemia, as empresas farmacêuticas  estão em franco de avanço para o desenvolvimento de um imunizante que neutralize o vírus.

Atualmente, são doze vacinas na fase mais avançada de desenvolvimento (a terceira etapa), dois deles, desenvolvidos pelas empresas Moderna e Pfizer,  já apresentaram resultados preliminares dos testes em voluntários que apontam eficácia de 94,5% e 90% respectivamente.

Acordos em relação aos preço das vacinas contra a Covid-19

Os preços a serem praticados para a venda desses medicamentos ainda não foram totalmente fechados, mas há valores iniciais.

A empresa de biotecnologia Moderna, por exemplo, anunciou que as doses teriam um custo entre 32 e 37 dólares (algo entre 171 e e 197 reais na cotação atual). Contudo, outro valor recentemente conhecido foi o do imunizante desenvolvido pela Sinovac Life Science, desenvolvido em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Em ofício assina pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o preço previsto para cada uma das 46 milhões doses orçadas era de 10,30 dólares (cerca de 55 reais).

Acordos firmados

Diante da emergência de saúde, pelo menos a Astrazeneca e a Johnson & Johnson, a frente de testes de imunizantes, se comprometeram a não obter lucro na disponibilização da vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson, que acaba de chegar à fase 3 de testes clínicos, custará em média 10 dólares (cerca de 53 reais) no acordo com o governo americano.

Pfizer e a BioNTec, firmaram um contrato de 1,95 bilhão de dólares com os Estados Unidos para fornecer 100 milhões de doses de sua vacina candidata baseada em mRNA, o que equivale a um custo de 19, 5 equivale a um custo de 19,5 dólares para cada unidade.

O CEO da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm, Liu Jingzhen, chegou a dizer que a vacina contra a Covid-19 chegará ao mercado a um custo inferior a 145 dólares pelo regime  de duas doses (cerca de 773 reais). Um valor muito mais alto do que o das outras candidatas.

Uns dos  acordos mais avançados para compra de vacinas internacionais no Brasil são o da vacina de Oxford (em parceria com a Astrazeneca), e da Sinovac Biotech, inicialmente pelo governo de São Paulo. O Ministério da Saúde afirmou que “todas as vacinas do mundo em fase avançada de estudos clínicos estão sendo analisadas.”

 

Fonte: Veja

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário