Destaques & lançamentos

Covid-19: testes positivos em farmácias sobem 105% em junho

Número de casos identificados em drogarias durante o último mês é o maior desde fevereiro

Os testes positivos para Covid-19 detectados em farmácias do país subiram 105% durante o mês de junho, mantendo a tendência de alta observada no mês anterior. No total, foram registrados 278.890 novos casos, mais que o dobro dos 136.117 diagnósticos durante o mês de maio. Os dados são do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Os números de junho são os maiores desde fevereiro, quando foram 349.287 diagnósticos com o resultado positivo para a doença. Em janeiro, no pico da primeira onda da variante Ômicron, foi quase um milhão de casos de Covid-19 identificados nas farmácias.

O índice vinha em queda desde então, mas passou a subir novamente em maio, quando foi registrado um salto de 326% em comparação com o total de casos de abril. Nos últimos dois meses, quando comparado o total de abril com o de junho, o aumento chega a 772%.

O novo levantamento da Abrafarma aponta ainda que na última semana, de 20 a 26 de junho, a positividade dos testes – percentual dos exames realizados com resultado positivo – chegou a 35,01%, taxa que se aproxima à observada em janeiro, quando era de 39,87%.

“A pandemia, definitivamente, está longe do controle ideal. Os testes em farmácias continuam a ser instrumentos essenciais para acelerar o diagnóstico e as estratégias de combate à doença”, afirma o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Os dados da Abrafarma são de testes rápidos realizados até o dia 26 de junho em 4.504 unidades das 26 maiores redes de farmácias do país, reunidos pela associação.

Foto: Shutterstock
Fonte: O Globo
Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário