fbpx

Cresce número de farmacêuticos com cursos de especialidade clínica

Nos últimos três anos, cerca de 16 mil profissionais farmacêuticos concluíram cursos na área de especialidade clínica

Com o avanço de 62% no número de salas de atendimento clínico em farmácias do País, cresce também a busca de profissionais por especialização em serviços de atenção primária. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), mais de 16 mil farmacêuticos já concluíram algum curso de capacitação ou graduação dentro do programa de certificação da entidade, nas modalidades on-line e presencial, entre 2016 e 2019.

Embora a entidade congregue as 25 maiores redes do País, o programa é extensivo aos profissionais da área, em todo o País. “A farmácia é a porta de entrada do sistema de saúde para a população brasileira. Assim, contribuindo para a prevenção de doenças. A transformação nesses estabelecimentos só é possível com a especialização e conhecimento científico desses profissionais”, assinala o coordenador do projeto de Assistência Farmacêutica da Abrafarma, Cassyano Correr.

O programa contempla nove cursos livres on-line e gratuitos, que totalizam 400 horas de formação sob chancela da Abrafarma. Além disso, o levantamento aponta ainda que, entre janeiro e setembro deste ano, o número de inscritos cresceu 101% e o volume de certificados emitidos, 124%. Até o momento, 16.322 certificados de conclusão foram entregues. As disciplinas com mais adesão foram Semiologia e Consulta Farmacêutica, com 3.663 formados; Hipertensão Arterial, 3.367; e Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos, 2.801. Atualmente, há 14.696 farmacêuticos inscritos em pelo menos uma modalidade e 7.525 cursando algum deles.

Pós-Graduação em especialidade clínica

Outra modalidade que integra o programa é a pós-graduação lato sensu à distância. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e certificado pela Universidade Candido Mendes. O curso tem 460 horas de duração, divididos em 12 módulos. Nove deles são fornecidos pela Abrafarma por meio dos cursos livres, que, caso tenham sido feitos, já podem ser validados como conteúdo no curso de pós-graduação. Há atualmente 480 farmacêuticos matriculados.

Além disso, em 2018, também foi lançado o curso de pós-graduação presencial. Atualmente, existem 400 profissionais em 12 turmas, nas cidades de São Paulo, Fortaleza, Brasília, Recife, São Luís, Montes Claros e Belo Horizonte.

Foto: Shutterstock
Fonte: Abrafarma

1 comentário

  1. Avatar
    VALDIVINO ALVES DE BRITO em

    Olá terminei o curso de Farmácia em Dezembro mais não recebi ainda o certificado, quero saber se eu posso fazer o curso de semiologia e consulta Farmacêutica,ou Farmácia Clínica

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: