Crescimento das Drogarias Max entre março e novembro chega à média de 40%

Os produtos que contribuíram para o crescimento no faturamento da Drogarias Max foram os multivitamínicos e os itens de proteção e higiene pessoal

Durante a pandemia, o varejo farmacêutico foi resiliente e espera crescer 12% em 2020, de acordo com dados da Close-up International, empresa que audita o setor.

Algumas redes de farmácias tiveram desempenho muito mais expressivo durante a pandemia, como é o caso da franquia Drogarias Max, cujo percentual de crescimento atingiu a média de 40% no período de março a novembro de 2020, atingindo a receita total de R$ 253 milhões.

Em unidade, as vendas subiram 29% em relação ao mesmo período de 2019.

Produtos que ajudaram a Drogarias Max a ter um maior crescimento

“Ninguém planejava um crescimento de 40%. A nossa projeção era a mesma do mercado, prevista no início de 2020 para ficar entre 8% a 10%. Mas a pandemia mudou o cenário e fez com que as vendas de determinados produtos disparassem, principalmente em março e abril”, observa o gerente de Negócios da Max, Lucas Procópio.

Entre os produtos que mais contribuíram para essa disparada no faturamento estão os multivitamínicos – as pessoas passaram a se prevenir mais – e os itens de proteção e higiene pessoal, como máscaras, luvas, álcool em gel, bem como sabonetes antissépticos, entre outros.

Na categoria de medicamentos, azitromicina e nitazoxanida também tiveram participação relevante nesse resultado porque passaram a ser prescritos para tratar a Covid-19.

Estratégias da Drogaria Max

Paralelamente ao crescimento provocado pela pandemia, a rede já vinha aplicando estratégias para alavancar sua participação de mercado.

Entre elas, parceria com dois grandes fornecedores, bem como o aumento do portfólio de produtos e também melhorias na jornada de reposição do franqueado.

“Hoje, um franqueado pode realizar suas reposições por aplicativo conectado diretamente ao fornecedor 24 horas por dia, 7 dias por semana. Rápido, prático e eficiente”, de acordo com Procópio.

Vale citar, inclusive, a consultoria especializada que oferece indicadores de gestão do PDV; comparativos de performance de mercado e também pesquisa de preço dos 80 produtos mais vendidos da região para uma precificação adequada.

Expectativas para 2021

São as melhores possíveis, pois a rede acaba de lançar o seu Plano Estratégico de Expansão 2020/2021, com um modelo de adesão alternativo e mais flexível, voltado ao varejo independente.

“Para ajudar o independente a crescer e, ao mesmo tempo, oferecer um modelo mais flexível sem perder o foco da franquia; criamos o Selo Max, cujo valor da mensalidade é de apenas R$ 699,00 durante os primeiros 12 meses”, informa o gerente da Max. Com o novo plano de expansão, a Max espera aumentar em 25% o número atual de lojas.

Drogarias Max planeja expansão com selo para farmácia independente

Fonte: Drogarias Max

Foto: Divulgação/Drogarias Max

Deixe um comentário