CRF-SP cria grupo técnico de trabalho na área de cuidado farmacêutico em cuidados paliativos

Constituídos por farmacêuticos voluntários, os GTTs se reúnem para discutir temas pertinentes às suas áreas de atuação

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) criou mais um Grupo Técnico de Trabalho (GTT), desta vez voltado para a atuação dos farmacêuticos em cuidados paliativos.

Constituídos por farmacêuticos voluntários, os GTTs se reúnem para discutir temas pertinentes às suas áreas de atuação, além de defender, manter e ampliar o âmbito profissional, bem como assessorar a diretoria do CRF-SP.

Para coordenar o GTT de cuidado farmacêutico em cuidados paliativos, a convidada foi a Dra. Daniela Archanjo, farmacêutica hospitalar com ênfase em farmácia clínica, qualidade e segurança do paciente, também consultora e docente.

Tem em seu currículo a atuação por sete anos no grupo de cuidados paliativos do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, no ABC Paulista, onde planejava ações de educação farmacêutica para enfermeiros e outros profissionais envolvidos no cuidado ao paciente, como via de administração da hipodermóclise, elaboração de listas de compatibilidades de medicamentos, participação em reuniões de acolhimento e comunicação de más notícias.

“Realizava visitas à beira do leito com equipe multiprofissional para avaliação das principais queixas e comunicações dos pacientes”, detalha a Dra. Daniela.

GTT

Na avaliação dela, portanto, a criação do GTT em cuidado farmacêutico em cuidados paliativos será fundamental para difundir ao farmacêutico informações técnicas sobre esse campo de atuação.

E também de caráter humanitário e que tem grande demanda de profissionais que atendam a esse perfil.

Dessa maneira, então, a farmacêutica pontua: “A ideia é que o grupo possa fomentar o CRF-SP na elaboração de documentos, cartilhas e cursos sobre essa área”.

Atuação

São muitos os anseios dos farmacêuticos atuantes em cuidados paliativos, sendo alguns deles, de acordo com a coordenadora, a difusão de ideias de novos rumos, aliando a formação tecnicista e humanitária, com qualidade na condução da vida e na sua terminalidade, focado em promover a diminuição aos sintomas enfrentados pelos pacientes e seus familiares.

Farmacêuticos interessados em participar do Grupo Técnico de Trabalho podem contatar o departamento responsável: [email protected]

Informe técnico oferece subsídios para o farmacêutico no atendimento a pacientes com Covid-19 ou gripe 

Fonte: CRF-SP

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário