CRF-SP inicia mobilização contra medicamentos em supermercados

Veja a sugestão de texto do CRF-SP para ser enviada aos deputados a respeito do PL sobre a venda medicamentos em supermercados

Por conta do Projeto de Lei nº 1774/19, que autoriza a venda de medicamentos isentos de prescrição (mips) em supermercados e estabelecimentos similares, que pode entrar em votação na primeira semana de agosto, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), acredita que a saúde da população está em risco.

De acordo com o CRF-SP, é fundamental que todos enviem e-mails e mensagens pelo Instagram aos deputados paulistas que assinaram o requerimento pela tramitação do Projeto de lei em caráter de urgência, alertando sobre os riscos de aprovar a venda de MIPs em supermercados.

Sugestão de texto a ser encaminhada aos deputados:


Eu, farmacêutico do Estado de São Paulo, solicito que o Projeto de Lei nº 1774/2019 (que visa permitir a venda de medicamentos em mercados) não seja em nenhuma circunstância aprovado na Câmara dos Deputados. 

O PL nº 1774/2019 representa altíssimo risco à saúde pública, pois o uso de medicamentos de forma inadequada, sem a indicação e/ou orientação e acompanhamento de um profissional de saúde qualificado pode causar danos à saúde, contribuir para o aumento do número de internações e da mortalidade. 

É de suma importância que os medicamentos somente sejam disponibilizados à população acompanhados de orientação do farmacêutico, pois dentre os principais fatores que contribuem para o sucesso do tratamento estão qualidade, eficácia e segurança do produto, agregadas à orientação adequada sobre seu uso racional. Sendo assim, solicito às V. Exa. que não aprove essa ou nenhuma outra medida que autorize a venda de medicamentos em mercados e similares. Medicamentos devem ser adquiridos somente em farmácias e com orientação do farmacêutico.

Fonte: CRF-SP

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário