fbpx

CRF-SP mostra o impacto da tecnologia na atuação do farmacêutico

Encontro realizado na última sexta-feira reuniu 450 profissionais da área

A 13ª edição do Encontro Paulista de Farmacêuticos, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) reuniu, na última sexta-feira (18), em São Paulo, mais de 450 farmacêuticos para debater como empreender de forma competitiva na era da tecnologia. Cinco palestrantes mostraram o quanto é fundamental o profissional estar inserido nesse novo cenário com inovações que diferenciam e dão segurança aos serviços prestados. Confira os principais insights do evento.

Personalização do atendimento no futuro

Com o tema “Empreendendo de forma competitiva na era da tecnologia”, o engenheiro e gerente comercial e de inteligência do InovaIncor, Guilherme Rabello, reforçou, durante o evento do CRF-SP, que a inovação digital está transformando a saúde e a farmácia e o farmacêutico não estão fora desse cenário de desafio. Ele destacou, inclusive, o futuro em relação a individualização do tratamento. Ele visualiza que, mediante uma necessidade fisiológica do paciente, haverá a prescrição do médico muito específica e o farmacêutico irá imprimir o medicamento personalizado em impressora 3D na farmácia ou até na casa do paciente, quando se tratar de homecare.

Veja Mais

Saúde 4.0

O presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, Carlos Gouvêa, ressaltou o conceito de Saúde 4.0. “Esse conceito tem como principais objetivos evitar o desperdício e trazer eficácia ao tratamento. A saúde passa a ser focada no usuário final, ou seja, centrada no paciente. Ela permite melhor e maior rapidez na terapêutica, nos pós tratamento e melhora a gestão da saúde, incluindo nos hospitais”. Para Gouveia, essa nova realidade de saúde 4.0 tem de ter conectividade e esse é um desafio num país como o Brasil. Os talentos e as habilidades precisam ser adquiridos, o farmacêutico está nesse exército de profissionais. “É preciso conectar a farmácia com a unidade básica de saúde, a UBS com um hospital centralizado, o hospital geral com um mais especializado. O farmacêutico tem hoje um grande desafio de olhar para o futuro e se inserir nele”.

Segurança de uso dos medicamentos

No encontro do CRF-SP, o farmacêutico e gerente de automação hospitalar do Hospital Israelita Einstein, Dr. Nilson Gonçalves Malta, afirmou que a tecnologia e as ferramentas são essenciais para a garantia do uso seguro de medicamentos. “Talvez o emprego mude, mas a tecnologia não fará ninguém necessariamente perder o emprego. Dados não são informações e precisam de interpretação e estrutura para se transformar em informação. Isso é papel do ser humano.”

Jornada do consumidor

Abordando o empreendedorismo, a consultora de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Andreia Bertolasi, descreveu a influência da jornada do consumidor nas estratégias digitais. Ela alertou que a era digital mudou o comportamento do consumidor, que busca uma boa experiência ao adquirir um produto ou serviço, assim como modificou a comunicação da empresa com o cliente, a tolerância do consumidor e outros aspectos.  “Em termos de gestão comercial, não se fala mais em público-alvo, mas em persona ou em um público individualizado. Também não se trata mais de qualidade no atendimento, requisito básico, mas em envolvimento, de encantamento”.

Prescrição eletrônica

O sócio diretor de marketing na NEXTCorp S/A, Dr. Alessandro Bossan, apresentou, no evento organizado pelo CRF-SP, a experiência que criou no município de Votuporanga com a prescrição eletrônica. “Iniciamos certificando os médicos e farmacêuticos do município, que passaram a integrar um sistema voltado à prescrição eletrônica, apresentando vantagens ao profissional pois há o histórico do paciente, ganho de tempo, aumenta-se a segurança na dispensação, evita-se duplicidade da receita, acabam-se com os problemas de prescrições ilegíveis e prescrições falsificadas, entre outros.”

CRF-SP lança fascículo Cuidado Farmacêutico em Vacinação

O Encontro Paulista de Farmacêuticos foi marcado pelo lançamento da 13ª edição do Fascículo que integra o projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde e possui a chancela da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Desta vez, o tema é Cuidado Farmacêutico em Vacinação e a publicação traz todas as informações técnicas para que as farmácias ofereçam o serviço de vacinação com excelência. Confira mais informações sobre o novo fascículo no site: https://bit.ly/2AMjbXp.

Fonte: Guia da Farmácia com informações do CRF-SP
Foto: Comunicação CRF-SP

CFF faz campanha em homenagem ao Dia do Farmacêutico

Deixe um comentário