O laboratório Cristália, que faturou em 2019, R$ 2,3 bilhões, acredita que seus principais alicerces são os investimentos em pesquisa e inovação, o aumento da capacidade produtiva, a abrangência do portfólio, o lançamento de novos produtos, o aumento do quadro de pessoas, a construção de novas unidades, a agilidade e eficiência logística e a produção local de Insumos farmacêuticos ativos (IFAs) – o Cristália produz mais de 53% dos insumos necessários para a produção de medicamentos, enquanto a indústria farmacêutica brasileira importa 90% desses insumos.
Estratégias para o ano
Para 2020 os planos são promissores. “Nossos planos continuam focados no desenvolvimento das nossas principais marcas das áreas terapêuticas onde atuamos (anestesiologia, infectologia, psiquiatria, neurologia, oftalmologia, dermatologia, etc) com o mesmo nível de investimentos planejado desde o início do ano. Além disso, continuaremos focados nos nossos colaboradores, buscando propiciar um ambiente saudável e seguro para os respectivos desenvolvimentos profissional e pessoal”.
“Um dos alicerces do Cristália está na abrangência de seu portfólio. Assim, num momento complexo e sem precedente que o mundo está vivendo, enquanto temos impactos negativos, presenciados principalmente em março e abril, por limitações de atendimento nos consultórios e diminuição de presença de pacientes nas farmácias, nas nossas especialidades que dependem da prescrição médica, temos impactos positivos em especialidades, como na anestesiologia e infectologia, onde oferecemos uma gama de produtos utilizados no tratamento dos pacientes com Covid-19, em âmbito hospitalar e que portanto, ajudam a salvar vidas. Dessa forma, estamos seguros que mesmo com a pandemia, manteremos a saúde financeira da empresa e continuaremos investindo no continuo desenvolvimento dos nossos negócios e colaboradores”, pontuou presidente do conselho e diretor geral do laboratório Cristália, Ricardo Pacheco.
Hoje, o portfólio da Cristália é dividido em duas áreas:
- Hospitalar: conta com um portfólio de 86 marcas (entre referências e similares) e mais de 150 apresentações, dos mais variados produtos utilizados na prática hospitalar como: anestésicos (geral, local e regional), medicamentos para emergência e UTI (betabloqueadores, hipertensão arterial, anti-histamínicos, antieméticos, entre outros) e medicamentos para dor e anti-infecciosos.
- Farma: oferece mais de 60 marcas, em quatro principais especialidades: sistema nervoso central (esquizofrenia, transtorno bipolar, distúrbios do humor, insônia, transtorno depressivo, entre outros), dor e musculoesquelética (opioides, dores agudas e fortes, profilaxia da enxaqueca, osteoporose, entre outros), dermatologia (cicatrizantes, vitaminas para queda de cabelo, entre outros) e oftalmologia (lágrimas artificiais, vitaminas, bem como antibióticos e anti-inflamatórios).
Além disso, este ano o laboratório planeja novidades. “Em 2020 estamos lançando alguns produtos inovadores como é o caso de Grand-D (Colicalciferol) que é uma vitamina D de tomada mensal, Dry (Cloridrato de Oxibutinina) para o alívio dos sintomas urológicos relacionados com a micção, tais como: incontinência urinária, urgência miccional, entre outros, e Heparinox, uma enoxaparina injetável, utilizada no canal hospitalar, indicada para diminuir o risco de desenvolvimento da trombose venosa profunda, bem como sua consequência mais grave, a embolia pulmonar. Além destes, lançaremos ainda esse ano um suplemento alimentar focado no tratamento e prevenção da osteroartrite e fortalecimento ósseo e um suplemento vitamínico a base de Ômega 3 que estimula a resposta anti-inflamatória causadora do olho seco”, contou o executivo.
Parque fabril
O Cristália possui um complexo industrial para saúde em Itapira (SP), com uma planta farmacêutica com capacidade de produção mensal de 200 milhões para comprimidos,1 milhão para líquidos, cremes e pomadas, bem como 1,5 milhão para carpules e escovas e 2,8 milhões para liofilizados. Em São Paulo (SP), no bairro do Butantã, está localizada a Unidade III, voltada a produção de injetáveis com capacidade mensal de produção de 11 milhões para ampolas e 2,8 milhões para frascos ampolas.
Já no município de Cotia (SP), está localizada a Unidade V, voltada a produção de oftálmicos com capacidade mensal de produção de 1 milhão de frascos e 200 mil pomadas. Em Minas Gerais, na cidade de Pouso Alegre, está localizada a Unidade VIII da empresa, voltada a produção de Soluções Parenterais de Grande Volume com capacidade de produção mensal de 1,4 milhão de frascos e 800 mil bolsas. Além das plantas farmacêuticas o Cristália possui três plantas para a produção de IFAs também em Itapira: Planta Farmoquímica, Farmoquímica Oncológica e Biotecnologia.
Pandemia do novo coronavírus
Visando o atendimento do aumento da demanda de produtos utilizados no tratamento da Covid-19, principalmente anestésicos, analgésicos narcóticos sedativos e antibióticos, o Cristália em carácter emergencial e temporário modificou e ampliou diversas linhas produtivas e como resultado conseguiu um aumento de produção em média três vezes maior para estes produtos. “Este esforço mobilizou todos os departamentos da empresa visando a emergência no atendimento desta demanda mantendo os níveis de qualidade. Foram necessárias modificações de equipamentos, processos, recursos humanos e logística. Além disso, devido a pandemia foi necessário um plano de contingência visando a saúde de nossos colaboradores e a manutenção da capacidade produtiva, alternando as equipes e contratando novos colaboradores”, explicou Pacheco.
Fonte: Guia da Farmácia
*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.