Cuidados com a dengue devem ser redobrados durante o verão

A combinação de calor e chuva, comum no verão, faz aumentar os casos da dengue no País

O verão é a época favorável para a propagação de doenças como a febre pelo vírus zika, a febre chikungunya e a dengue, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegpypti, e, por isso, alguns cuidados são necessários para evitá-las. A melhor forma de combater o vírus é eliminando os criadouros onde possam ser encontrados focos do mosquito. E para isso é necessário evitar o acúmulo de água parada em quintais, pneus velhos, garrafas, bem como manter sempre fechadas as caixas d’água.

De acordo com o infectologista daBeneficência Portuguesa de São Paulo, João Prats, o calor e as chuvas formam um ambiente favorável para que o inseto se desenvolva. “Com os temporais típicos de verão há um aumento de criadouros e os ovos aparecem rapidamente devido às altas temperaturas”; explica o especialista, que ressalta também que a prevenção ainda é a melhor maneira de combater o vírus. “É importante cuidar da limpeza da casa, principalmente do quintal, tomar cuidado para não deixar destampados recipientes que possam acumular água parada e adotar o uso de repelentes ao longo do dia”, esclarece o médico.

Segundo o infectologista, não há um tratamento específico para pacientes diagnosticados com dengue, doença cujos sintomas são semelhantes aos de uma gripe. “O recomendado é que, ao identificar os sinais como manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, dores musculares intensas e falta de apetite; a pessoa procure imediatamente a ajuda de um profissional”, afirma o médico.

Cuidados com dengue, chikungunya e zika vírus durante a gestação 

Foto: Shutterstock

Fonte: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

 

Deixe um comentário