No Brasil, estima-se que 2,5 milhões de pessoas acima de 2 anos têm Deficiência Intelectual, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, essa parcela da população ainda é alvo de preconceito, sendo erroneamente enxergada como incapaz de realizar tarefas rotineiras, como trabalhar, estudar ou ter uma vida afetiva e social.
Para ajudar a combater esse cenário, a empresa suíça Curaprox, que atua no segmento de oral care, lança uma edição especial de suas escovas: a CS 5460 Duo Instituto Jô Clemente, que terá parte da renda de suas vendas revertida ao Instituto Jô Clemente (IJC), organização sem fins lucrativos que visa promover a autonomia e a inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras e contribuir para a prevenção e promoção de saúde.
“A conscientização da sociedade é o nosso principal objetivo com esse tipo de ação. Com a oportunidade de atingir mais pessoas, queremos que a população conheça melhor o trabalho do IJC e possa se engajar com nossa causa, contribuindo para a inclusão plena de pessoas com Deficiência Intelectual na sociedade”, diz Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).
Segundo Milton Ramalho, diretor da Curaprox Brasil, o propósito da parceria com o IJC é, inicialmente, contribuir com o Instituto por meio da captação dos royalties decorrentes das vendas das escovas. “Acreditamos que o desenvolvimento dessa parceria também pode auxiliar na divulgação do trabalho e da nova identidade do IJC, principalmente para as novas gerações, já que o nosso consumidor é majoritariamente jovem e engajado em causas sociais”, afirma o executivo.
Embalagem remete ao Teste do Pezinho
Em embalagem duo, as escovas trazem as características da marca Curaprox combinadas a detalhes que remetem ao IJC, como as cerdas nas cores do instituto. “As 5460 cerdas ultramacias presentes nessas escovas são feitas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e macia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar traumatismos que, a longo prazo, provocam retrações gengivais e o desgaste do esmalte dental”, destaca o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.
As escovas estão disponíveis em quatro opções de embalagens exclusivas, incluindo uma versão estampada com o carimbo dos pés de bebê, que remete à realização do exame conhecido como Teste do Pezinho.
“O IJC é pioneiro na implementação do Teste do Pezinho no país, que é um direito do bebê e deve ser oferecido a todos os recém-nascidos para o diagnóstico precoce de doenças graves e raras que, se não tratadas a tempo, podem gerar graves sequelas e levar a criança à morte”, explica Daniela Mendes.
O icônico pezinho também está estampado no cabo das escovas, disponíveis em duas cores: preto e branco. “Os cabos ainda possuem um design exclusivo que favorece a angulação correta durante o ato da escovação, que deve ser realizada em um ângulo de 45°”, destaca o Dr. Hugo Lewgoy. No verso das embalagens também é possível encontrar um QR Code que permite conhecer e contribuir com o trabalho do Instituto Jô Clemente (IJC).
Fonte e foto: Curaprox
Leia mais
Exclusivo: Cenário de oral care no País e como potencializar as vendas da sua farmácia