Pesquisa inédita da Mind Shopper apresenta sentimentos e emoções dos brasileiros ao realizarem suas compras em farmácias e drogarias durante a pandemia
Com o objetivo de entender o novo comportamento de consumo do brasileiro diante do Covid-19, a Mind Shopper preparou uma pesquisa inédita, que será apresentada com exclusividade aos participantes do Curso On-line: “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.
O curso acontecerá em três dias – 4, 11 e 18 de agosto – e é promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).
Nova jornada de compras do shopper exige adaptações importantes
O estudo, intitulado Jornada de Compra em tempos de Covid-19, faz uma análise do atual cenário e como ele mudou a jornada de compra do shopper do canal farma (tanto físico, quanto digital).
A nova realidade e as expectativas em relação às compras mostram elementos emocionais que influenciam as escolhas do shopper e sua forma de interagir tanto com o canal físico, quanto digital.
Os momentos de pré-compra, compra e pós-compra ganham mais duas atividades: preparo para ir às compras e a limpeza dos produtos depois das compras. Essas atividades qualifica, a nova jornada e deixam os brasileiros cansados e irritados.
As etapas podem ser divididas da seguinte forma:
- Consumo: produtos adquiridos e que serão consumidos;
- Pré-compra: planejamento, escolha do local de compra (preparo);
- Compra: navegação no ambiente de compra (escolha/compra);
- Pós-compra: entrega/limpeza.
Padrão de consumo é outro: foco em higiene pessoal
Com certeza, a Covid-19 desconstruiu o antigo hábito prazeroso de se fazer compras como uma atividade intuitiva, habitual e prática. O brasileiro está mais criterioso e pragmático. Só compra aquilo que realmente precisa. Por isso, foco nas linhas que apresentam crescimento em vendas pode ser uma alternativa de obtenção de lucro.
Observam-se algumas demandas aumentadas, como:
- Higiene Pessoal: 50%
- Limpeza Casa: 50%
- Alimentação Básica: 41%
- Alimentos Frescos: 33%
- Alimentos Industrializados: 25%
Sendo que em Higiene Pessoal, 89% é para álcool gel; 83% para sabonetes e 58% papel higiênico.
Nesse sentido, o objetivo é proporcionar que participantes do Curso On-line “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’” entendam o atual panorama de consumo e jornada do consumidor, e estejam cientes do que mudou para o shopper que faz suas compras tanto no e-commerce, quanto nas lojas físicas, de acordo com suas necessidades do momento.
A ideia é que o cenário de crise se reverta em oportunidades que possam continuar não apenas encantando o cliente, como também reduzindo atritos na hora da compra.
Participe do Curso On-Line "Os desafios do Trade Marketing no Novo Normal"
Fonte: Guia da Farmácia / Mind Shopper
Foto: Shutterstock