Curso on-line aponta alternativas para superar desafios em tempos de Covid-19

Pesquisa inédita da Mind Shopper apresenta sentimentos e emoções dos brasileiros ao realizarem suas compras em farmácias e drogarias durante a pandemia

Com o objetivo de entender o novo comportamento de consumo do brasileiro diante do Covid-19, a Mind Shopper preparou uma pesquisa inédita, que será apresentada com exclusividade aos participantes do Curso On-line: “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.

O curso acontecerá em três dias – 4, 11 e 18 de agosto – e é promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Nova jornada de compras do shopper exige adaptações importantes

O estudo, intitulado Jornada de Compra em tempos de Covid-19, faz uma análise do atual cenário e como ele mudou a jornada de compra do shopper do canal farma (tanto físico, quanto digital).

A nova realidade e as expectativas em relação às compras mostram elementos emocionais que influenciam as escolhas do shopper e sua forma de interagir tanto com o canal físico, quanto digital. 

Os momentos de pré-compra, compra e pós-compra ganham mais duas atividades: preparo para ir às compras e a limpeza dos produtos depois das compras. Essas atividades qualifica, a nova jornada e deixam os brasileiros cansados e irritados.

As etapas podem ser divididas da seguinte forma:

  • Consumo: produtos adquiridos e que serão consumidos;
  • Pré-compra: planejamento, escolha do local de compra (preparo);
  • Compra: navegação no ambiente de compra (escolha/compra);
  • Pós-compra: entrega/limpeza. 

Padrão de consumo é outro: foco em higiene pessoal

Com certeza, a Covid-19 desconstruiu o antigo hábito prazeroso de se fazer compras como uma atividade intuitiva, habitual e prática. O brasileiro está mais criterioso e pragmático. Só compra aquilo que realmente precisa.  Por isso, foco nas linhas que apresentam crescimento em vendas pode ser uma alternativa de obtenção de lucro.

Observam-se algumas demandas aumentadas, como:

  • Higiene Pessoal: 50%
  • Limpeza Casa: 50%
  • Alimentação Básica: 41%
  • Alimentos Frescos: 33%
  • Alimentos Industrializados: 25%

Sendo que em Higiene Pessoal, 89% é para álcool gel; 83% para sabonetes e 58% papel higiênico.

Nesse sentido, o objetivo é proporcionar que participantes do Curso On-line “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’” entendam o atual panorama de consumo e jornada do consumidor, e estejam cientes do que mudou para o shopper que faz suas compras tanto no e-commerce, quanto nas lojas físicas, de acordo com suas necessidades do momento.  

A ideia é que o cenário de crise se reverta em oportunidades que possam continuar não apenas encantando o cliente, como também reduzindo atritos na hora da compra.

Participe do Curso On-Line "Os desafios do Trade Marketing no Novo Normal"

Fonte: Guia da Farmácia / Mind Shopper

Foto: Shutterstock

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