No primeiro ano de execução da sua nova estratégia ESG, a Danone Brasil se aproxima das suas metas globais de sustentabilidade para 2030. Segundo a empresa, os compromissos envolvem a descarbonização de toda a cadeia de valor e 100% das embalagens recicláveis até 2030. Para isso, a empresa evoluiu em projetos relacionados às questões climáticas e à economia circular no país.
Entre os resultados, destacam-se a queda de 19% nas emissões de kg/CO2/litro de leite e a recuperação de mais de 10 mil toneladas de embalagens no Brasil. Já no desempenho relacionado ao desenvolvimento de Pessoas & Comunidades, a empresa tem 52% de mulheres na liderança. Esses resultados constam no Relatório de Sustentabilidade 2023 da companhia.
“Para nós da Danone, construir um mundo mais saudável e sustentável é uma caminhada contínua. Acreditamos que nossa escolha de alimentos é uma escolha de mundo, e essa escolha tem o poder de mudar vidas. Nossa busca pelo planeta que sonhamos começou há mais de 50 anos, com o nosso Projeto Duplo, que é nossa forma de unir sucesso econômico ao progresso socioambiental. Isso continua a cada conquista, como quando nos tornamos, há três anos, a primeira grande empresa de alimentos e bebidas do Brasil a ser reconhecida como Empresa B para todas as nossas marcas”, afirma Taisa Costa, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.
A Danone Brasil concretiza avanços no modelo de gestão de impacto positivo sob o posicionamento “Tudo De Bom, Tudo de Bem”, lançado no ano passado, representando o compromisso em cuidar da saúde das pessoas enquanto também cuida do futuro do planeta. Em 2023, a empresa também reestruturou suas metas de ESG com a Jornada de Impacto global, fundamentada em três pilares: Natureza, Saúde e Pessoas & Comunidades.
Principais resultados ESG
Descarbonização
- No ano passado, a Danone assumiu a meta global de reduzir 30% das emissões de metano no leite fresco até 2030 no setor de alimentos e bebidas;
- Alcance na redução de 19% em emissões de carbono na captação de leite (escopo 3) registrados em 2023 entre os 112 produtores inseridos no programa Educampo.
- Em Bem-Estar Animal, lançou em novembro de 2023 um compromisso público por meio projeto Fazenda do Bem, ação que prevê um investimento de R$ 3 milhões em capacitações, auditoria e monitoramento até 2025.
Circularidade
Reciclagem: lançamento, no segundo semestre de 2023, do projeto Reciclagem de Bandejas de Iogurtes em parceria com Yattó. Responsável por impactar 25 cooperativas e 500 catadores, recuperando mais de 34 toneladas de PS (poliestireno, a matéria-prima utilizada nas bandejas de iogurte).
Recuperação de embalagens: cerca de 10 mil toneladas de materiais foram recuperadas em 2023, beneficiando mais de 3 mil catadores e catadoras, e recuperando 100% das garrafas de iogurte produzidas no país.
Equidade e inclusão
Equidade de Gênero: A Danone Brasil atingiu 52% das posições gerenciais e de diretoria ocupada por mulheres.
Inclusão Racial: para acelerar a carreira de pessoas pretas e pardas na companhia, lançou internamente o Programa Raízes em 2023. Ação alinhada com a meta local de ter 30% de líderes negros e pardos até 2030.
Saúde
Portfólio saudável: 100% do portfólio de iogurtes, bebidas vegetais e sobremesas da Danone não têm o alerta frontal de altos índices de gordura, sódio e açúcar (seguindo nova legislação de embalagens de alimentos e bebidas da Anvisa desde 2023).
Garantir acesso: Movimento Nutrindo Vidas teve destaque com a alteração da lei do Estatuto da Pessoa com Câncer, garantindo acesso à terapia nutricional para os pacientes com neoplasias; e a aprovação da revisão de financiamento de terapia nutricional do SUS pelo Ministério da Saúde no Brasil.
Fonte e foto: Danone Brasil
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