Toda criança possui um processo individual de crescimento, que é um dos melhores indicadores do estado de sua saúde. Por conta disso, é importante que os pais sempre estejam atentos ao desenvolvimento de seus filhos.
O déficit de crescimento pode ocorrer a qualquer momento durante a infância, e o sinal mais claro a ser notado é a diferença de altura da criança em comparação com as outras da sua idade. De acordo com a curva de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), a baixa estatura é definida quando a altura dos indivíduos se encontra abaixo do percentil.
É importante que a criança visite periodicamente o pediatra para o acompanhamento de seu desenvolvimento, e no caso de diagnóstico, iniciar em tempo o tratamento de reposição de GH (sigla do inglês growth hormone), que é indicado em todo indivíduo que apresente deficiência da produção de GH pela hipófise. Em média, pacientes a partir de sete anos de idade podem começar o tratamento.
Hormônio do crescimento
“O hormônio de crescimento é uma substância produzida por uma glândula no cérebro, denominada hipófise. A glândula ajuda os ossos, dentes e músculos a se desenvolverem como devem. Além disso, ele também afeta a maneira como o corpo usa a proteína, gordura e açúcar provenientes da alimentação. Quando o corpo não produz naturalmente hormônio do crescimento suficiente, o paciente pode obter uma quantidade extra do GH que precisa, tomando medicamento” explica a endocrinologista pediátrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dra. Bruna Tincani.
Além disso, na infância, o GH também pode ser benéfico na baixa estatura em meninas com Síndrome de Turner, em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional, em crianças com insuficiência renal crônica, entre outros.
O tratamento com GH é feito por meio de injeções diárias, por via subcutânea, não estando disponíveis outras formas de administração, como em comprimidos, por exemplo. Dessa forma, a aplicação e uso somente deve ser indicado e acompanhado por um médico especialista.
Déficit de crescimento: novo dispositivo para aplicação de hormônio chega ao Brasil
A farmacêutica Merck anuncia o lançamento da caneta aluetta ®, dispositivo para aplicação de Saizen ® , medicamento indicado no tratamento da deficiência de crescimento devido à diminuição ou falta da produção do hormônio do crescimento.
A caneta autoaplicadora aluetta ® foi desenvolvida para que pacientes e cuidadores possam aplicar o medicamento de forma mais fácil. Também pensando na sustentabilidade, o dispositivo é fabricado em alumínio, um material reutilizável. Assim, o paciente poderá usar a caneta por até três anos a partir do primeiro uso.
“A caneta aluetta ® é um dispositivo que foi pensado e desenvolvido para uma melhor conveniência ao paciente que realiza aplicações diárias. Isso porque o aplicador é de fácil manuseio. Assim, possibilitando a melhora na qualidade de vida” explica o head de área terapêutica para endocrinologia da Merck no Brasil, Cleber Sato.
O dispositivo tem fácil ajuste de dose, função clique de caneta e confirmação da aplicação durante e no final do procedimento. São três versões da aluetta ® , uma para cada apresentação do hormônio de crescimento da Merck: 6mg, 12mg e 20mg. A dose mínima disponível é de 0,1mg e a máxima é de 5,5mg, com incrementos de 0,1mg.
Foto e fonte: Merck