Depressão e ansiedade podem ser tratadas com medicamentos fitoterápicos

A depressão se difere das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida

Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, pode se tornar uma séria condição de saúde, causando um grande sofrimento e disfunção, seja no trabalho, na escola ou na família.

Esta é uma doença que se constitui como a maior causa de suicídio no mundo, entre os principais sintomas estão alterações de humor, apatia, solidão, isolamento social, falta de vontade de agir e fadiga. As causas podem ser diversas e irem além das genéticas.

Já a ansiedade, quando se dá de maneira generalizada, as manifestações não ocorrem na forma de ataques, nem se relacionam com situações determinadas. Estão presentes, na maioria dos dias e por longos períodos, de muitos meses ou anos.

O sintoma principal é a expectativa apreensiva ou preocupação exagerada. Dessa forma, o acometido está, a maior parte do tempo, excessivamente preocupado. Falta de concentração, irritabilidade, falta de sono ou até comer muito para descarregar as emoções na alimentação são sintomas característicos.

Ao longo dos anos, o uso do medicamento fitoterápico tem provado ser capaz de auxiliar no combate da depressão e da ansiedade, os ativos que têm apresentado excelentes resultados são: valeriana, passiflora e erva-de-são-joão.

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário