fbpx

Dermatologista explica a ordem correta para usar cremes faciais

Aplicar os produtos de maneira errada pode prejudicar os resultados

Creme hidratante, antienvelhecimento, para os olhos, protetor solar. A lista de produtos recomendados para uso diário no rosto é grande e pode confundir até a mulher mais cuidadosa com a rotina de beleza. As dúvidas começam com a ordem correta para aplicação dos produtos.

O dermatologista Dr. André Braz explica que isso não é uma bobagem e pode comprometer os resultados prometidos. Conheça as principais dúvidas sobre o assunto e oriente as consumidoras no ponto de venda:

Qual é a ordem correta para aplicar os cremes de tratamento?

O primeiro passo é limpar a pele com sabonete líquido adequado para as peles normais a oleosas, ou com uma loção de limpeza para peles mais secas e sensíveis. Depois, utilizar o creme (gel ou sérum) antirrugas que também já serve como hidratante e por último o protetor solar, tendo ou não cor de base na formulação.

O que acontece caso a pessoa use os produtos na ordem errada?

Caso isso aconteça, as propriedades de cada produto não serão aproveitadas em sua plenitude o que afetará o efeito de tratamento final. Logo, recomendamos ao paciente seguir a sequência correta dos produtos o que só deve ser orientada pelo dermatologista.

É preciso esperar algum tempo entre a aplicação de um creme e outro?

Geralmente se orienta esperar o produto “secar” na pele, ou seja, não aplicar outro produto por cima com a pele ainda muito úmida.

Ao fazer a maquiagem junto com a rotina de tratamento, o protetor solar deve vir antes do primer?

Seria o primer (que nada mais é que um hidratante e/ou um produto de tratamento para a pele e ação hidratante) depois fotoprotetor e, sem seguida, a maquiagem. Lembrando que hoje em dia temos várias apresentações de fotoprotetores com base cor de pele que já servem como maquiagem.

É necessário reaplicar o protetor solar no meio do dia? Qual é o fator mais indicado para este momento?

Para o inverno, se o paciente não se expõe ao sol, pode ser um fator FPS 30. E geralmente se reaplica a tarde sim. Caso se exponha ao sol, mesmo no inverno indicamos um fator FPS 50 com proteção UVA também. Já para o verão uma proteção sempre de FPS 50.

À noite, é essencial usar demaquilante ou apenas o sabonete resolve?

A limpeza da pele já tem efeito demaquilante. A diferença é que o demaquilante, propriamente dito, é mais ‘encorpado’, sendo creme ou loção cremosa, para limpar mais significantemente a pele. Então, é indicado o demaquilante quando o paciente usou realmente uma maquiagem na pele.

Fonte: Blogs do Estadão
Foto: Shutterstock

Deixe um comentário