Desmistificando o Gerenciamento por Categorias

Expor as categorias de produtos da farmácia é uma excelente oportunidade de aumentar a lucratividade da loja

Se a ideia é alavancar as vendas em farmácias, as gôndolas não podem ser esquecidas. O Gerenciamento por Categorias (GC) é uma estratégia bastante disseminada no varejo, e que pode ser aplicada em lojas de quaisquer portes, com o intuito de fazer com que as gôndolas proporcionem uma solução completa para o consumidor.

O primeiro passo é conhecer o shopper, considerando o seu comportamento, processo de compra e decisão. Também deve-se ter em mente o mercado de atuação – concorrentes; e assim, garantir efetividade na escolha do mix e das soluções a serem exploradas, bem como, a forma de segmentar a categoria e de expor no ponto de venda (PDV).

Além disso, o sortimento correto é primordial para garantir as vendas em farmácias. Nessa etapa, deve-se pensar quais produtos a loja deve oferecer e quais funcionam melhor em conjunto. A partir do momento em que se tem um mix de produtos definido, deve se considerar como estes itens funcionam em conjunto, analisando qual seria a cesta complementar e como ela deve ser potencializada dentro de loja.

De acordo com a diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, que palestrou sobre Gerenciamento por Categorias e a Importância do Checkout, na sala Varejo em Foco, durante a 15ª edição da Abradilan Conexão Farma. A executiva ressaltou a importância de se trabalhar com outros pontos de contato entre o shopper e a categoria, como o checkout, por exemplo, que é a última oportunidade de se efetivar uma venda, o que aumenta o tíquete médio e pode ser altamente lucrativo.

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