Redes de farmácias celebram Dia do Consumidor com ofertas especiais

Onofre e Venancio terão atuação estratégica na data, que deve movimentar R$ 258 milhões no e-commerce

O Dia do Consumidor foi celebrado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. A data surgiu por conta de um discurso do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, realizado em 15 de março de 1962, no qual o dirigente disse que todo consumidor tem direito à segurança, informação, escolha e também de ser ouvido.

Contudo, com o passar dos anos, o dia também se consagrou como um importante evento no calendário do comércio, que aproveita oportunidade para promover descontos e queimas de estoque. “O objetivo do Dia do Consumidor é aquecer as vendas em um dos meses de menor faturamento do ano, impulsionando o desempenho do setor no primeiro trimestre, que historicamente é o menos importante para o e-commerce”, explica a head da Ebit|Nielsen, Ana Szasz.

Aos poucos, as redes de farmácias também começam a participar do Dia do Consumidor. A Drogaria Venancio, por exemplo, vai colocar diversos produtos com descontos de até 50% nas lojas físicas, site e televendas. O creme hidratante da Cetaphil de 453 g, que custa R$ 114,90, sairá por R$ 74,90; já a pomada Hipoglós de 90 g, sairá de R$ 24,90 para R$ 17,99. Outro produto promocionado será o leave in Cicatri Renov da Elseve de 50 mL, que partirá de R$ 12,90 para R$ 6,45. Além disso, a rede de drogarias vai promover o Mês do Cliente, com distribuição de brindes, experimentação de produtos, serviços de saúde gratuitos e ativações nos pontos de venda (PDVs) até o dia 31/03. Ainda em comemoração à data, a rede oferece hoje (15), gratuitamente, aferição de pressão, das 9h00 às 18h00, em todas as lojas que possuem sala de atendimento farmacêutico (https://www.drogariavenancio.com.br/eventos/blitz-saude).“Estamos muito entusiasmados com o Mês do Cliente e preparamos diversas ativações para aproximá-los”, afirma o presidente da Drogaria Venancio, Armando Ahmed.

A Drogaria Onofre também celebrará a data promovendo descontos de até 50% em produtos selecionados. As ofertas estão disponíveis no site da rede e os descontos estão disponíveis até 17/03.

Dia do Consumidor deve crescer 18% em 2019

As promoções referentes ao Dia do Consumidor Brasil devem gerar faturamento de R$ 258 milhões no e-commerce em 2019, um crescimento de 18% em comparação com os R$ 229 milhões reportados na data no ano passado, aponta a Ebit|Nielsen. O número de pedidos deve subir de 521.322 mil para 536.382 mil, alta de 2,9%, enquanto o tíquete médio deve crescer 14,5%, de R$ 420 para R$ 481.

Em termos de faturamento médio diário, o Dia do Consumidor só perde para a Black Friday, principal período para o comércio eletrônico. “É uma época que está crescendo e se consolidando no calendário anual do varejo. A cada ano, expande o número de lojistas participantes e de ofertas. Isso chama a atenção do consumidor, uma vez que ele ganha outra oportunidade de comprar mais pagando menos. E, do outro lado, o lojista consegue alavancar às vendas em um mês que anteriormente era frio”, explica Ana Szasz.

Dados da Ebit|Nielsen apontam que categorias tradicionais, como Eletrônicos, Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Casa & Decoração e Cosméticos & Perfumaria devem ser as mais buscadas pelo consumidor.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock/divulgação

Pesquisa: canal farma entre os preferidos para compra de cosméticos

Deixe um comentário