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Dia do Consumidor: novo comportamento exige evolução no atendimento

Acompanhe 4 pontos estratégicos para que sua farmácia proporcione mais facilidade e recepção diferenciada aos consumidores

Hoje, 15 de março, o Dia do Consumidor, também será lembrado pela mudança verificada no comportamento da população na hora da compra diante dos desafios do “Novo Normal”.

Com o isolamento social e a necessidade de fugir das aglomerações, os consumidores estão pesquisando mais na Internet antes de ir às compras, para economizar o tempo e dinheiro.

“Hoje, os consumidores brasileiros pesquisam primeiro, tomam decisão e já chegam com a lista de compra pronta no ponto de venda, buscam objetividade e rapidez”, afirma o head comercial da agência de marketing promocional C2C – Close to Consumer, Julio Bastos.

“Por questões de saúde, ele não quer mais ficar passeando no ambiente com muitas pessoas por muito tempo experimentando e escolhendo produtos”.

Para o executivo, é preciso que o varejo evolua para atender esses consumidores mais conscientes que não têm hábito de utilizar o e-commerce por uma série de complicadores.

Como por exemplo prazo e taxa de entrega, mas começam a jornada de compra no online e terminam na loja física, o chamado “fígital”.

Por isso, os lojistas, inclusive o varejo farmacêutico, devem focar em quatro pontos estratégicos para proporcionar mais facilidade e recepção diferenciada aos consumidores:

  • Melhorar a exposição no ponto de venda para que o consumidor possa encontrar rapidamente os produtos nas gôndolas, sem ter que percorrer toda loja.
  • Criar ações para encantar o consumidor oferecendo produtos que deseja e serviço que faça ele se sentir bem atendido e de forma ágil e segura.
  • Contar com colaborador treinado no ponto de venda para esclarecer dúvidas e eliminar objeções do consumidor sobre produtos que pesquisou na Internet.
  • Oferecer oportunidades para que o shopper possa ter boa experiência de compra, com promoções de produtos de sua preferência e facilidades.

Cliente tem sempre razão

“Muitos estabelecimentos já começam a enxergar saídas para que o seu cliente seja atendido como ele quer, da forma que quer e com a linguagem que quer ouvir”, observa Bastos.

O executivo ainda completa:

“Vemos serviços de delivery que levam ao consumidor que evita sair de casa aquele vinho que ele gosta de beber, itens sazonais que não podem faltar nas datas especiais”.

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Fonte: Gi Group

Foto: Shutterstock

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