fbpx

Dia do Farmacêutico: conheça as principais tendências da área para 2020

Conhecido por ser um mercado abrangente, as diferentes áreas e possibilidades de atuação do profissional farmacêutico vão desde a indústria até o varejo

O Dia do Farmacêutico é comemorado hoje (20/01) no Brasil e, para celebrar a data, a empresa de recrutamento, Hays, aponta as principais tendências para 2020. Dados da área de Life Sciences da Hays mostram que o número de contratações realizadas pela consultoria na área de saúde em 2019 teve crescimento de 71% em relação ao ano anterior.

“Esse número – referente a vagas e posições geradas – reflete também o crescimento do mercado e das indústrias que estão investindo mais em contratações e, principalmente, em projetos de contratações mais qualificadas com o apoio de uma consultoria”, afirma o gerente da área de Life Sciences da Hays no Brasil, Pedro Moxotó.

Conhecido por ser um mercado abrangente, as diferentes áreas e possibilidades de atuação do profissional farmacêutico vão desde a indústria até o varejo. Posições ligadas à pesquisa e desenvolvimento, principalmente com foco no lançamento de medicamentos e farmacovigilância, são as áreas mais comuns de atuação.

Moxotó aponta que para este ano as áreas de pesquisa e desenvolvimento estarão em alta. “É uma área crucial no que se diz respeito à produção de novos medicamentos e pesquisas que garantem a qualidade deles”. Além disso, profissionais que têm um papel na influência comercial terão boas oportunidades no mercado em 2020.

Dia do farmacêutico

Com a busca por soluções inovadoras, a diversidade é um grande facilitador desses processos nas indústrias farmacêuticas. Moxotó avalia que é fundamental que as empresas tenham essa mentalidade: “As companhias estão cada vez mais maduras em relação a esse tema. Elas olham, estudam e buscam a melhor forma de implementar a diversidade em suas equipes. Além disso, pensam em estratégias de como atrair e reter mais profissionais com perfis diferentes, entre eles, mais mulheres para as diversas áreas de atuação nas indústrias. ”

A implementação de tecnologias também é uma tendência no setor farmacêutico, seja em laboratórios, hospitais ou indústrias. “Podemos ver o investimento em equipamentos que aumentam a produtividade e qualidade, facilitam a integração de processos e digitalização de arquivos. A tecnologia está em evidência no mercado de saúde como um todo e há muito espaço para expansão e investimento em inovações. O profissional da área farmacêutica precisa manter-se sempre atualizado para acompanhar esse movimento”, finaliza Moxotó.

Foto: Shutterstock
Fonte: Hays

Deixe um comentário