fbpx

CFF faz campanha em homenagem ao Dia do Farmacêutico

Celebrado no dia 20 de janeiro, entidade reforça a importância deste profissional em diversas áreas da saúde

No dia 20 de janeiro, data em que é comemorado o Dia do Farmacêutico, profissional da saúde que atua em 10 grandes áreas diferentes e 135 especialidades, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) está convidando a população a olhar à sua volta e observar que a atuação destes especialistas vai muito além da orientação e educação em saúde, prestadas nas farmácias. Em diversos setores, como cosméticos, alimentos e bebidas, produtos de higiene e de limpeza, há o envolvimento do conhecimento técnico e do trabalho do farmacêutico.

Para a campanha do Dia do Farmacêutico, o CFF está realizando esse convite à percepção da importância do farmacêutico como profissional da saúde por meio da campanha publicitária “Onde tem saúde e qualidade de vida, tem um farmacêutico”, que será veiculada nas principais emissoras de TV e redes sociais a partir de sábado, dia 19. A ideia é estimular as pessoas a observar e reconhecer o quanto o farmacêutico é essencial à saúde e ao bem-estar da população. Na ação, o conselho também convida os pacientes para os quais o trabalho do farmacêutico, de alguma forma, foi determinante, a contar suas histórias em vídeos curtos, que serão publicados no hotsite da campanha. Ao fazer suas narrativas elas terão oportunidade também de agradecer a esses farmacêuticos que fizeram diferença na vida delas.

Profissão em números

Atualmente, são quase 220 mil farmacêuticos inscritos nos conselhos de Farmácia, sendo que aproximadamente 75% deles atuam nas farmácias de qualquer natureza (aquelas que prestam atendimento diretamente ao paciente, à comunidade). Conforme o Censo da Educação Superior, em 2016, haviam 115 mil estudantes matriculados em 510 cursos de Farmácia. O Brasil detém aproximadamente um quarto de todos os cursos de graduação em Farmácia do mundo. São colocados 18 mil novos farmacêuticos no mercado por ano. “Em 2018, a profissão farmacêutica figurou como a terceira com o maior número de contratações formais no mercado de trabalho”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João. “A Farmácia é uma profissão diversa e essencial, e o CFF tem, de fato, evidenciado isso à sociedade, envolvendo-se e coordenando as principais lutas para que o farmacêutico se destaque cada vez mais e possa cumprir o seu papel no zelo pela saúde pública”, ressalta o presidente.

O Guia da Farmácia também aproveita a ocasião para parabenizar esses profissionais que movem nossos conteúdos e são, sem dúvida, fundamentais para a saúde dos brasileiros.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Pernambuco abre vagas na área de regulação com salários de R$ 3,6 mil

Deixe um comentário