fbpx

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje, dia 03 de dezembro, é comemorado o dia internacional da pessoa com deficiência, com apoio da Academia Brasileira de Neurologia (ABN)

No Brasil, os deficientes representam em torno de 24% da população. De acordo com o Censo 2010, 45,6 milhões de pessoas tem alguma deficiência. A visual é a mais recorrente, seguida pelas deficiências auditivas, motoras e mentais.

Por essa e outras razões, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 03 de dezembro. A campanha, que conta com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia (ABN),  tem como objetivo principal chamar a atenção da população brasileira para essa situação.

“É fundamental a conscientização para que a pessoa portadora de alguma deficiência seja parte integrante da sociedade”. Assim, comenta o médico, presidente do Instituto de Prevenção e Pesquisa “Você sem AVC”, Dr. César Minelli.

Ao abordar a inclusão, espera-se que a pessoa com deficiência seja inserida como ator social e tenha políticas públicas voltadas a ela. Desse modo, envolvendo direitos e garantias sociais. De acordo com Minelli, nesse cenário, o deficiente “deve ser considerado também um cidadão presente no mercado de trabalho”.

Além do alerta, a data tem o intuito de provocar a reflexão de como garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para essa parcela da população. As pessoas com deficiência precisam saber seus direitos para desenvolver um papel ativo e participante na própria comunidade.

É importante lembrar que em 2015 foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que garante o exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos deficientes. Assim, visando à inclusão social e cidadã, como direito a vida, acesso à habilitação e reabilitação, saúde, educação, moradia, ao trabalho, ao esporte, entre outros aspectos.

Foto: Shutterstock

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

 

Deixe um comentário